Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Novo ciclo

O que preveem o tarô, os búzios e os astros: 2022 deve ser um ano de recomeços

Foto: Alencar da Rosa

Mãe Oxum, Mãe Iemanjá e Pai Oxalá comandam as águas e serão os orixás regentes de 2022. Suas cores são o amarelo (amor), azul (tranquilidade) e branco (paz)

A passagem do ano representa o início de um novo ciclo, a chance de realizar os sonhos que ficaram para trás em 2021. O ano que deixamos, e o segundo de pandemia, foi desafiador em todas as áreas, exigindo a reinvenção no trabalho, jogo de cintura no mundo dos negócios e resiliência nos relacionamentos. As perdas não serão esquecidas, mas 2022 oferece uma infinidade de possibilidades. As previsões nos búzios, nas cartas de tarô e na astrologia apontam que este será um ano marcado pelos recomeços. Os cuidados com a saúde e as preocupações acerca da pandemia e do vírus continuam. Contudo, o foco para 2022 será no autoconhecimento, no amor próprio e nas relações familiares.

LEIA TAMBÉM: 2021 em fotos: veja retrospectiva do ano em imagens

O ano da busca do verdadeiro amor

Em 2022, haverá tríplice regência de orixás: Oxum, Iemanjá e Oxalá representam as águas e devem causar muitas turbulências. Para o babalorixá Pai Antônio de Ogum, do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira Mar e Mãe Oxum, os orixás da água são também de movimentação e edificação, buscam transformar.

Mãe Oxum é a senhora do amor, da purificação e da fertilização e cuida dos rios e das cachoeiras. Ela segura um espelho, representando o desenvolvimento do amor próprio. Suas cores são o amarelo e o dourado. Já Mãe Iemanjá é a dona do pensamento, governa os mares e exige cautela antes de agir. “Temos que ter um ano de cuidado, pensar muito naquilo que vamos fazer, sem agir por impulso, refletindo antes de dar o primeiro passo”, explica Pai Antônio. As cores da Rainha do Mar são o azul e o branco. O Pai Oxalá é o dono do universo, e pai da criação, o orixá da pureza. Ele veio para pacificar, traz a busca pela paz e sua cor é o branco.

Pai Antônio ensina que as cores dos orixás vão influenciar o ano e estarão em evidência. Para começar 2022 em sintonia com eles, é possível combinar as três cores na roupa da virada, com vestes íntimas amarelas, representando o amor, blusa azul para a tranquilidade, e calça, bermuda ou saia branca para a paz. A celebração dos orixás também pode ocorrer durante a ceia do réveillon, com pratos como a canjica amarela, para Oxum, ou a canjica branca, para Iemanjá.

LEIA TAMBÉM: Programe-se para as principais datas e eventos de 2022

“O milho é de Oxum, então você faz uma canjica amarela com leite condensado, com coco, e pode oferecer para as pessoas como sobremesa. Está trazendo o orixá para a sua mesa.” Outra tradição da refeição de Ano-Novo também válida, segundo o babalorixá, é consumir a lentilha e a uva branca, guardando 12 sementes para os 12 meses do ano. “A semente é a fertilização, vem fertilizar a força financeira, a força do amor, a força da saúde e do equilíbrio”, disse. Depois do término do ano, as sementes podem ser plantadas.

Se 2021 foi o ano da paz, Pai Antônio acredita que 2022 será o ano da busca do verdadeiro amor. Para ele, será um período de amor próprio, aprendendo a gostar de si mesmo antes de partilhar o amor com o outro, mantendo uma atitude positiva e evitando os sentimentos ruins. “Não diga que odeia ninguém, estamos em um ciclo de limpeza, de continuação. Quantos perdemos e não vamos mais ver, então vamos amar, pois não sabemos o que vai acontecer conosco.”

LEIA TAMBÉM: Frases do ano: veja as declarações mais marcantes de 2021

Os búzios de Pai Antônio

O religioso conta que, de acordo com a caída dos búzios, ele busca entender se uma situação é positiva ou negativa, e que as previsões podem mudar, pois dependem do livre-arbítrio e das decisões das pessoas. Conforme Pai Antônio, Santa Cruz do Sul está numa caminhada de crescimento, com novos empreendimentos e, inclusive, novas empresas chegando. Já o Rio Grande do Sul apresenta uma energia negativa em termos de governo, que não cumpriu suas promessas, e vai sentir que o povo não gostou, sofrendo consequências. “Nosso governo do Rio Grande do Sul vai sofrer por não ter cumprido o que prometeu”, conta. No clima, a estiagem que atinge o Estado pode se estender até o ano que vem, inclusive na época de plantio, mas não será generalizada, já que em outros locais haverá muita água.

Para o Brasil, os búzios revelam que o País passa por uma nova caminhada, saindo de dificuldades para voltar a crescer. Em 2022 acontecem mudanças profundas que darão resposta em 2023. A previsão mostra ainda que se as eleições fossem agora, o presidente da República, Jair Bolsonaro, não seria reeleito. “Os búzios mostram uma nova caminhada para Bolsonaro, mostram ele articulando por fora e que ele ainda tem muita coisa para mostrar ao povo”, disse. Na área da saúde, ainda é necessário cautela: além do coronavírus, podem surgir outras complicações respiratórias. O ano exige cuidados especiais com as crianças, principalmente na época de frio.

LEIA TAMBÉM: Quatro livros de 2021 para ler em 2022

Já no futebol, pelas cores dos orixás do ano, o Grêmio está favorecido em relação ao Internacional. Santa Cruz e Avenida, se fizerem bem o seu trabalho, terão vitórias em suas caminhadas. “Os dois podem ser rivais, mas poderão trazer grandes alegrias para Santa Cruz. As cores favorecem eles, essa vibração está cobrindo eles com esse manto e poderão ser envolvidos para vitórias”, revela. A Seleção Brasileira, que enfrenta mais uma Copa do Mundo, estará especialmente favorecida pelas cores amarelo, branco e azul dos orixás, e tem oportunidade de crescer. Contudo, se não fizer um trabalho sério, não terá como ir em busca de uma vitória real.

Pai Antônio: as cores dos orixás estarão em evidência

Astros revelam procura pelo autoconhecimento

Na astrologia o ano só começa em março, quando o Sol entra em Áries, iniciando um novo ciclo. Entretanto, é possível considerar os movimentos astrológicos a partir de janeiro. Segundo o terapeuta e astrólogo J. D. Oliveira, de Rio Pardo, o ano que se inicia vai proporcionar desafios e períodos de cura e restauração, para tudo que passamos nos últimos dois anos.

“Será um ano propício para pensarmos no coletivo mais do que nunca, percebendo as desigualdades sociais e agindo para que possamos avançar de forma individual e coletiva. A astrologia nos possibilita olharmos para os movimentos astrológicos e refletirmos sobre a melhor forma de trilhar nossa própria jornada. Não é sobre adivinhar o futuro, mas usar as energias planetárias como ferramentas de reflexão e autoconhecimento”, adverte. Confira as previsões dele:

Amor: Vênus, planeta regente do amor, inicia o ano em Aquário acompanhado de Saturno. No campo amoroso, o ano oferta uma energia de intensa liberdade, mas que vem nos cobrar responsabilidades por nossas relações. Depois de dois anos sem o contato físico, 2022 exigirá que restabeleçamos nossos afetos com o máximo de verdade e responsabilidade.

Trabalho: Saturno estará em Aquário no início do novo ano astrológico, o que nos traz algumas incertezas sobre as mudanças no campo profissional. O ano de 2022 será regido por Mercúrio, o planeta da comunicação, portanto todas as carreiras relacionadas serão fortalecidas.

LEIA TAMBÉM: Retrospectiva 2021: política teve polêmicas e desafios; o que esperar de 2022 

Dinheiro: o ano será também de muitas incertezas, o que nos pede cautela e zelo na hora do consumo. É indicado aprender a poupar e fazer bons investimentos.

Saúde: Chiron, que representa nossos processos de cura, estará lado a lado com o Sol. Com isso, temos um forte impacto da saúde no ano de 2022, que pode ser marcado por possíveis avanços nas políticas públicas.

Espiritualidade: Netuno, planeta da espiritualidade, inicia o ano em Peixes. Com isso, teremos uma forte conexão e contato com nós mesmos, independentemente de crenças ou religiões.

Oliveira: ano vai proporcionar desafios e períodos de cura

Foco nos relacionamentos familiares

Natural de Santo Ângelo, na região das Missões, a cartomante Silvia Schultz encontrou seu lar em Santa Cruz do Sul há mais de 40 anos. Nascida com o dom de prever o futuro, ela conta que suas previsões ocorrem em sonhos, no que sente ao encontrar as pessoas e também por meio das cartas indianas, cartas ciganas e do tarô.

Para 2022, as cartas do tarô das bruxas usado por ela contam que a pandemia ainda não chegará ao fim, mas vai amenizar. “Não vai chegar a ser como foi em 2021, mas as pessoas vão precisar continuar se cuidando”, explica Silvia. Acrescenta que o ano ainda será de muitas doenças. Para Santa Cruz do Sul será um bom ano, e a cartomante prevê a chegada de duas grandes empresas que vão se estabelecer no município. Já para o País, em função do ano de eleições, a previsão é de muitas desavenças, mas de melhorias. “O País devagarinho vai se ajeitando e vai para os eixos de novo”, disse. Já para os negócios, será um bom ano para investimentos.

LEIA MAIS: Retrospectiva 2021: início da vacinação e retomada das atividades marcaram o segundo ano de pandemia

No entanto, a experiente cartomante conta que os próximos 12 meses serão, principalmente, de dificuldades no amor e com importância para a família. De acordo com Silvia, muitos casais podem se separar durante o ano, até mais do que aqueles que encontrarão novos companheiros, então será necessário focar nos laços com os parentes. Para o Ano-Novo, ela indica fazer uma limpeza da casa com anil e tomar um banho também com anil, vestir-se bem e usar roupas brancas para a virada. “Faça uma oração e peça proteção, as famílias precisam melhorar a desunião e focar nos relacionamentos familiares.”

Cartomante Silvia Schultz prevê instalação de duas novas empresas em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.