Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CRIMINALIDADE

O que significa o código ‘141812’: marca de organização criminosa chama a atenção da polícia

Foto: Cristiano Silva

A sequência numérica é conhecida no meio policial

Duas abordagens da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul na tarde dessa segunda-feira, 9, resultaram na prisão de um homem e na apreensão de uma motocicleta furtada, que pode ter sido utilizada para a prática de crimes na cidade e região. Um adesivo no veículo remete diretamente à facção Os Manos, responsável por dominar o comércio de entorpecentes na região do Vale do Rio Pardo. Ambas as ações da Polícia Civil aconteceram por volta das 13h30, na Travessa Santa Teresa, Bairro Bom Jesus. A moto foi apreendida na segunda abordagem da polícia.

LEIA MAIS: Draco prende foragido e recupera moto furtada

Chamou a atenção dos agentes um adesivo fixado no para-lama dianteiro da Honda Falcon. A imagem mostra um dos chamados “irmãos Metralha”, que são personagens de histórias em quadrinhos da Disney, sobre uma motocicleta. Em seu peito, aparece o número 141812. A sequência numérica é conhecida no meio policial e utilizada para demarcação de território da facção Os Manos. Também é um código de conduta a ser seguido pelos detentos integrantes do grupo.

Publicidade

O fato foi descoberto pelo Ministério Público de Porto Alegre em 2015, durante a Operação Kommunikation, quando uma espécie de “estatuto” da organização criminosa, estabelecendo regras para os integrantes da facção que domina o comércio de entorpecentes em boa parte do Rio Grande do Sul, foi apreendido com um apenado da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

LEIA TAMBÉM: Cadernos apreendidos pela Polícia Civil revelam dados da facção Os Manos

Os números 14, 18 e 12 também remetem à numeração das letras O, S, M (Os Manos) no alfabeto, conforme o acordo ortográfico antigo, sem as letras K, W e Y. Diversas pichações com a sequência 141812 já foram identificadas em muros de Santa Cruz. A suspeita da polícia é de que seja para demarcar território e amedrontar facções rivais.

Publicidade

A Polícia Civil investigará o fato para verificar se a moto era utilizada para crimes envolvendo o tráfico ou tinha alguma ligação com integrantes do grupo criminoso que domina o comércio de drogas no Vale do Rio Pardo. O lugar onde ocorreram as duas abordagens da Draco, na tarde dessa segunda-feira, é conhecido nos meios policiais como ponto de pedidos de resgate de veículos furtados ou roubados. De acordo com os agentes, outras duas motocicletas furtadas já foram encontradas naquelas imediações.

LEIA MAIS: Pichações em muros com marca de facção voltam a aparecer no município

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.