A Operação EmendaFest, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 13, apura supostos desvios em emendas parlamentares que seriam destinadas para o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul. Três viaturas da PF e agentes estão na Casa de Saúde.
Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, além de dois de busca pessoal. A Justiça determinou também o afastamento de dois investigados de seus cargos e funções públicas, além do bloqueio de valores nas contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas.
LEIA MAIS: PF investiga possível desvio em emendas parlamentares destinadas para hospital de Santa Cruz
Publicidade
Segundo divulgado pelo portal G1, a investigação cita o deputado Afonso Motta (PDT/RS). O chefe de gabinete de Motta, Lino Furtado, está entre os alvos das buscas. A PF encontrou R$ 160 mil em dinheiro com alvos da operação, entre eles Lino. Conforme a operação, um funcionário do hospital que receberia a emenda e um terceiro envolvido, ainda não identificado, também estariam com parte desses valores. As investigações incluem ainda, o uso de um “contrato de propina” entre os participantes.
A operação tem o objetivo de investigar crimes relacionados ao desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva. As ordens judiciais, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridas nas cidades de Estrela, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado e Brasília.
O Portal Gaz entrou em contato com a assessoria do Hospital Ana Nery e aguarda retorno sobre o caso.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade