Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FECHA QUARTEL

Operação resulta na prisão de seis pessoas em Santa Cruz

Após ataque ao posto de combustíveis, autor foi localizado pelos policiais militares

Após ataque ao posto de combustíveis, autor foi localizado pelos policiais militares

Iniciada na noite da última quarta-feira, 25, e concluída na manhã dessa segunda-feira, 30, a operação Fecha Quartel mobilizou policiais militares em 21 municípios da área do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM). Durante a atividade de combate aos furtos e roubos, houve nove prisões de suspeitos flagrados na tentativa de cometer os crimes.

Seis detenções foram realizadas na área urbana de Santa Cruz do Sul. Em um dos casos, a Brigada Militar prendeu, na noite de sexta-feira, 27, um homem de 26 anos por roubo a estabelecimento comercial no Distrito Industrial. Uma guarnição foi despachada para atender a ocorrência, informando que um homem havia entrado num posto de combustíveis. Alegando que queria apenas dinheiro, o suspeito estava com as mãos dentro do casaco, sugerindo estar armado, pegou dinheiro e fugiu em direção ao Bairro Arroio Grande.

LEIA TAMBÉM: Número de prisões e apreensões cresce no Vale do Rio Pardo

Publicidade

As equipes iniciaram as buscas e conseguiram localizá-lo. Imagens de monitoramento do local confirmaram a identificação do suspeito. O homem já é monitorado por tornozeleira eletrônica desde 14 de novembro de 2024 e tem em sua ficha cinco registros por roubo a transporte coletivo, roubo a pedestre, estabelecimento comercial e furto de arma.

Em Venâncio Aires foram presas outras três pessoas, duas com 26 e uma de 37 anos. Um dos casos aconteceu na noite de quarta passada, no Centro. Dois suspeitos foram flagrados pelos brigadianos.
O que chamou a atenção foi o fato de um deles estar carregando a parte externa de um ar-condicionado que pertencia a um órgão público, enquanto o outro foi visto pulando a grade de acesso ao local. A guarnição deteve a dupla, que foi encaminhada ao Presídio Estadual de Venâncio Aires.

O comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, Cristiano Marconatto, ressaltou que a Brigada Militar vem atuando com intensidade para coibir ocorrências do gênero e obtendo bons resultados. “São crimes que ocorrem normalmente na madrugada e focamos nesses horários, onde prendemos esses suspeitos em flagrante”, informou. Ele acrescentou que oito pessoas continuou presas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Trio é preso e adolescente é apreendido por tráfico em Venâncio Aires

Segundo Marconatto, entre janeiro e junho de 2024 foram registrados 404 furtos e neste ano houve 281 casos, uma redução de 30% no período. Santa Cruz do Sul teve 163 ocorrências em 2024 e 108 neste ano, o que representa uma diminuição na ordem dos 34%.

Venâncio Aires apresentou 112 casos em 2024 e 95 neste ano – diminuição de aproximadamente 15%. “O furto é um crime praticado muitas vezes por pessoas que se aproveitam de qualquer situação de vulnerabilidade e facilidade de acesso. Muitos fazem o furto do que conseguem e trocam por entorpecentes”, afirma o comandante.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.