Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SOBRADINHO

Os livros e o artesanato estão na Praça 3 de Dezembro

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Sobradinho vivencia, novamente, o clima literário na Praça 3 de Dezembro. A abertura oficial da 25ª Feira do Livro e 14ª FERARTE ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 1º. Os eventos integram a comemoração dos 94 anos do município e a programação do Natal das Estrelas 2021.

O músico sobradinhense, Adelar Rosa, prestou homenagem pelos 94 anos do município com uma canção. Na sequência, ocorreram os pronunciamentos oficiais, bênção do padre Gelso Bernardy e pastor Edgar Heise, e apresentação do Coral da AABB de Sobradinho, com regência de Jeancarlo Leismann.

Falando à Gazeta, a patrona da Feira destacou o dia bonito que fez nessa quarta, dia em que iniciou a programação. “Um dia de festa para os livros, para a comunidade, para a cultura e, muito feliz, vejo um grande número de alunos e, é importante que eles estejam aqui, neste momento de valorização do trabalho com o livro”, destacou a sobradinhense.

Já o escritor homenageado contou que a ligação com Sobradinho se deu a partir de 2007 e disse estar muito feliz com a homenagem. “Muito gratificante. Estou muito feliz de estar mais uma vez em Sobradinho. A gente se sente muito abraçado com a comunidade e já pude trocar informações com a nossa patrona. E, tudo isso faz parte. A leitura, o livro, a reflexão, o estar na praça, a convivência, tudo isso nos traz uma diversidade cultural tão necessária nestes tempos para equilibrar o uso da tecnologia, que é necessário, benéfico e a gente aplaude também as relações humanas. Me sinto agraciado em participar deste momento”, enfatizou.

Feira do Livro Sobradinho 2021 – Patrona e homenageado

O vice-prefeito e secretário de Educação e Cultura, Ivan Trevisan, agradeceu a presença de todos e também às equipes que trabalham na realização dos eventos. O prefeito Armando Mayerhofer saudou a todos, ressaltando o trabalho conjunto entre as equipes. O chefe do Executivo lembrou, ainda, da necessidade de reinvenção frente à pandemia, necessária à educação, deixando um reconhecimento aos profissionais da área, que, no dia a dia, trabalham no incentivo à leitura.

Aproveitou a oportunidade para convidar toda a comunidade a participar da ampla programação do Natal das Estrelas, que segue até 7 de janeiro. “Planejamos esta feira com muito carinho. Vivemos em um mundo onde a tecnologia busca, muitas vezes, substituir o livro. Percebemos e ficamos muito felizes de ver que muitas pessoas participaram apresentando trabalhos através do Concurso Literário. Pessoas de diversas regiões do país. Isso nos dá esperança de que ainda há essa vontade de escrever e de ler. Por isso, cabe a todos nós, professores, a grande responsabilidade de despertar no aluno a vontade de ler”, destacou Mayerhofer.

A solenidade contou com a presença do prefeito Armando Mayerhofer, vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desportos, Ivan Trevisan, coordenador das festividades de aniversário do município e secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Darlan Kittel, demais secretários municipais, vereadores, patrona desta edição da Feira, professora Louraci Cremonese Pozzatti, escritor homenageado, professor Fernando Fontoura, diretora de Cultura, Ingrid Hermes, escritores e patronos de edições anteriores, autoridades, expositores, comunidade escolar e população local.

Ao entardecer, subiram ao palco os membros da Academia Centro Serra de Letras para ato formal de lançamento dos livros “Gente e História 2” e “Vertentes 3”. Com mediação do presidente da entidade, Gerson Lisboa, o momento seguiu com primeira etapa da sessão de “Diálogos sobre Literatura”.

No primeiro painel, Louraci Pozzatti, Catiani Salvati e Darliana França destacaram a importância da literatura infanto-juvenil na formação de leitores. No segundo painel, Cesar Brixner e Miguel Limberguer destacaram o texto poético como construção de novos mundos. No terceiro painel, Eda Bridi e Christiane Branco evidenciaram a relação entre literatura e cotidiano, com ênfase para a crônica como espaço de reflexão sobre a realidade. Para encerrar o momento, poesia e música com Cléo Oliveira e Alda Madalena Goetens dos Santos.

Já a noite foi de palestra com a patrona e o professor homenageado, que discorreram sobre as próprias trajetórias e enfatizaram a importância da leitura, escrita e aspectos ligados ao universo literário. Em um segundo momento, foram convidados dois ex-alunos do professor Fernando Fontoura, ligados à área da economia, os quais abordaram aspectos gerais sobre como organizar as finanças para alcançar um ponto de equilíbrio.

Seguindo a programação, nesta quinta, 2, e sexta-feira, 3, a Rua Coberta em Sobradinho recebe a comunidade e visitantes para conferir as quatro livrarias presentes com obras para agradar variados públicos, além de uma ampla diversidade de artesanatos, produtos locais e muitas atrações artísticas e culturais.

Além disso, nesta sexta, feriado municipal, às 9h30 será realizada homenagem aos ex-prefeitos de Sobradinho e aos 94 anos de emancipação do município. A entrega dos certificados do Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese será às 17h30.

Programação

Sexta-feira, 3

  • 9 horas: abertura da 25ª Feira do Livro e 14ª FERARTE e participação de cursos da Unisc com várias atividades e testagens;
  • 9h30: homenagem aos ex-prefeitos de Sobradinho e aos 94 anos de emancipação do Município;
  • 11 horas: churrasco na Praça, promoção do Lions Clube de Sobradinho;
  • 14 horas: A Espiritualidade na Vida Quotidiana – Prof. Cesar – UNIAMA; Dança / Funcional – Prof.ª Úrsula; Postural / Recreativa – Prof.ª Sandra;
  • 15h30: lançamento do livro bilíngue “My Pets”, da Winner Idiomas e intercâmbio, sessão de autógrafos e apresentações artísticas dos alunos da Winner Idiomas e Intercâmbio com Alessandro Rosa;
  • 16 horas: “Diálogos sobre Literatura II” – Academia Centro Serra de Letras;
    • Painel 1 – Literatura e Direito: possíveis aproximações – Giancarlo Montagner Copelli;
    • Painel 2 – Literatura e História: possíveis aproximações – Clara Luiza Montagner e Lizandro Rocha;
  • 16 horas: aniversário do Quiosque 3Barra12;
  • 17h30: entrega dos certificados do 17º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese;
  • 19 horas: reunião da AMCSERRA no Clube Comercial
  • 20 horas: show em comemoração aos 94 anos de emancipação de Sobradinho com a Banda Destaque Nacional.

LEIA MAIS: Dia do Músico: arte corre nas veias

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.