Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CAPACITAÇÃO

Pacto Santa Cruz pela Paz inicia ações do Programa Ame

Programa capacita profissionais da área da saúde

Equipes de enfermeiros e agentes comunitários de 20 unidades de saúde do município foram destacadas para receber capacitação dentro do Programa Ame, um dos braços do Programa de Prevenção à Violência Pacto Santa Cruz pela Paz, lançado neste mês de abril. Trata-se de educação socioemocional para fortalecer vínculos familiares e construção de valores.

A primeira etapa do treinamento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de abril, no Cerest, com a participação da presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares, e da coordenadora de projetos, Roberta Astolfi. Também participaram a diretora de Ações e Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Anelise Aprato, e a diretora das Ações Especializadas, Cíntia Saldanha, além do coordenador adjunto da Atenção Básica, Alexandre Butzke. As unidades foram divididas em dois grupos e a próxima etapa para o segundo grupo ocorre nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 4, 5 e 6 de maio, também no Cerest.

LEIA MAIS: Como vai ser desenvolvido o Pacto Santa Cruz pela Paz, lançado nessa quarta-feira

Publicidade

Segundo Butzke, das 32 unidades de saúde do município foram selecionadas inicialmente 20, segundo critérios do programa. “Essas 20 unidades foram escolhidas em razão da demanda de atendimentos e elas serão piloto para que todas as 32 unidades de Santa Cruz façam esse trabalho em um futuro próximo”, explicou.

O Programa Ame consiste em treinamento parental para gestantes, mães, pais e cuidadores de crianças de 0 a 6 anos que ensina a educar sem violência. O objetivo é desenvolver o apego seguro com a criança e disseminar práticas de disciplina positiva e de educação sem o uso da violência. Busca-se entender as diferentes fases de desenvolvimento da criança e como responder às expectativas de cada fase, as razões do mau comportamento, como lidar com a raiva, tempo juntos, entre outros importantes aspectos.

Após o treinamento, os profissionais tornam-se facilitadores e estão prontos para aplicar a metodologia nos grupos e capacitar as famílias. Serão realizados oito encontros com mães, pais e cuidadores de crianças na primeira infância dentro de cada unidade, sendo um por semana.

Publicidade

LEIA MAIS: Cerca de 200 professores da rede estadual aderem ao Pacto Santa Cruz pela Paz

Conheça o Pacto Santa Cruz pela Paz

O Programa Pacto Santa Cruz pela Paz é uma metodologia de ações baseadas em levantamentos sobre os índices de violência na sociedade. Implantado com sucesso em Pelotas, Lajeado, Diadema e Niterói, entre outras cidades, tem o objetivo de realizar ações de prevenção, que possam representar, no futuro, o alcance de um resultado robusto: fazer de Santa Cruz o município mais seguro.

O conjunto de proposições tem a parceria do Instituto Cidade Segura, que deu o suporte técnico para os encontros de capacitação. A partir do lançamento, servidores públicos serão qualificados para serem disseminadores da ideia de paz. O poder público municipal é o articulador, mas precisará contar com a participação dos órgãos de segurança, entidades, empresários, representantes da educação, saúde, Judiciário, diferentes identificações religiosas e de toda a sociedade para obter resultados.

Publicidade

LEIA MAIS: Programa Seja é lançado nas redes municipal e estadual de Educação

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.