Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEMANA SANTA

Paixão de Cristo de Rio Pardo: veja detalhes da encenação deste ano

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Espetáculo A Paixão de Cristo em Rio Pardo é cancelado

Marcada por emoção, a Paixão de Cristo, encenação realizada pela comunidade de Rio Pardo, ocorre nesta sexta-feira, 29. O espetáculo a céu aberto tem acesso gratuito e vai começar às 20h30. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, integra a programação da Semana Santa. A produção é da Andarilhos Companhia Teatral.

Nos últimos dois meses, os atores e a equipe de produção atuaram na criação da peça. Os últimos preparativos estão em andamento e envolvem ajustes de figurinos e cenários. Mais uma vez, a dramatização será encenada no centro de eventos, próximo da Praia dos Ingazeiros. O espaço conta com cenários construídos, que permitem que o público reviva a história.

LEIA TAMBÉM: Livro adapta a história de Rio Pardo às crianças

Publicidade

Pela terceira vez, Jesus Cristo será interpretado pelo ator Eduardo Ezequiel, de 30 anos, que vive o seu 11º ano na Paixão. Depois de dar vida a outros personagens como João, Judas e Pôncio Pilatos, ele passou a protagonizar o espetáculo em 2022 – quando o evento retornou após dois anos de interrupção em razão da pandemia. O elenco é formado por cerca de 80 pessoas da comunidade.

Ator e diretor, Dmitri Rodrigues integra a Paixão em Rio Pardo desde 1999. Ele interpretou Jesus Cristo por oito anos consecutivos, até 2006. Desta vez, além da direção, Rodrigues representará pelo segundo ano consecutivo Pôncio Pilatos, que condenou Jesus Cristo e permite que ele seja crucificado. O diretor destaca a relevância da apresentação como forma de envolvimento da comunidade e de transformação.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz e Rio Pardo terão cinema com energia solar

Publicidade

“Acreditamos na importância desse espetáculo para o desenvolvimento do município e das pessoas, porque temos certeza de que a arte é transformadora. Um espetáculo lindo, realizado por pessoas da comunidade, que dedicam tempo e amor na construção desse trabalho que emociona profundamente quem assiste. Neste ano, podendo abrir as portas à participação das pessoas que querem ter a primeira experiência no palco, a Paixão pode ser ainda mais empolgante”, adianta Rodrigues, referindo-se a uma novidade que ocorrerá nesta edição.

Encenação deve levar cerca de 4 mil pessoas ao cenário montado junto ao Forno de Cal | Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Plateia também terá a chance de participar da dramatização

A ação chamada de Viva a Paixão de Cristo permitirá que a plateia vivencie a experiência de ser integrante do espetáculo. Na última edição, o público foi de cerca de 4 mil pessoas, e neste ano a expectativa é superar o número. Desta vez, parte da plateia poderá participar da encenação. Os interessados devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência, para receber os figurinos e as orientações. Não é preciso ter experiência em teatro, e serão aceitos até 20 participantes.

LEIA TAMBÉM: Bênção e Ramos abrem Semana Santa em Rio Pardo; veja programação

Publicidade

O intuito é que a plateia possa sentir as mesmas ações dos atores. Uma das atrizes do elenco, Rafaela Schild, de 22 anos, destaca a emoção que é participar da Paixão. Ela interpretou Maria Madalena na encenação anterior e agora vive a personagem Cláudia Prócula. “Participar da Paixão de Cristo sempre nos desafia muito, enquanto artista e ser humano. Temos a possibilidade de explorar muitas perspectivas de uma mesma história e entender que é um processo, uma narrativa de fé, mas na verdade é sobre fé nas pessoas, sobre a fé nas nossas relações, nas nossas trocas e compartilhamentos, nos nossos sentimentos”, diz.

O fortalecimento da presença feminina já se tornou marca do evento. A dramaturgia é da escritora e jornalista Letícia Mendes. “Todos os anos contamos a mesma história, mas nunca da mesma forma. A mensagem que trazemos é de afeto e empatia, mas não deixamos de abordar temas que consideramos fundamentais. As mulheres são figuras essenciais nessa história. Queremos que o público saia provocado a refletir sobre o quanto ainda precisamos avançar como sociedade”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Grupo da 5ª RT conquista segundo lugar na Fecars

Publicidade

Produção

A encenação permite que os atores ainda se envolvam em outras atividades, como os figurinos, cenários e adereços. Além do ator que interpreta Jesus, integram a produção outros membros da Andarilhos Companhia Teatral, como Anderson Andrade, que encarna o apóstolo Pedro, Miguel Rodrigues (Judas), Viviane Vieira, que faz Isabel e é responsável pelo figurino da peça, e Lavínia Zambarda.

A coreografia apresentada pelas bailarinas é de Pâmela Rosa. A iluminação é criação de Fernando Ochoa, de Porto Alegre, que já conquistou vários Prêmio Açorianos. A edição do áudio e das trilhas é do rio-pardense Robson Bitencourt, proprietário do Estúdio Azul.

LEIA TAMBÉM: Esquenta para o Old School Day agita o Centro de Santa Cruz

Publicidade

Amor pela arte

Betânia Rodrigues, de32 anos, iniciou na Paixão de Cristo aos 8 anos. Desde então, esteve em pelo menos 11 encenações. Ela não reside mais em Rio Pardo, mas retorna todos os anos à cidade para seguir participando. A atriz, que nesta edição viverá a personagem Maria Madalena, ressalta o papel cultural e social da dramatização.

“Todas as pessoas envolvidas são tocadas, constroem amizades, apaixonam-se pelo teatro, mergulham num texto que traz reflexões sobre ter coragem de querer e fazer um mundo melhor, inclusivo, com mais amor e compaixão. Tudo isso foi o que o espetáculo fez pela minha vida. Saí de Rio Pardo para trabalhar, mas o amor pela arte foi comigo. Busquei praticar teatro fora e este ano volto para interpretar Madalena, que é uma realização pra mim, mas também uma grande responsabilidade. A personagem tem muita representatividade nesse texto, que é carregado de figuras femininas fortes, que dão vozes às mulheres na história”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Humor, shows nacionais, motocross e rodeio; veja programação da 17ª Fenachim

Programação especial marca as celebrações de Páscoa

A programação religiosa da 261ª Semana Santa de Rio Pardo começou no domingo, com a bênção e Procissão de Ramos, seguida de missa. Nessa terça-feira, 26, houve a abertura da Feira do Peixe, que este ano ocorre na Feira Rural do Centro e na Praia dos Ingazeiros. Piscicultores e pescadores disponibilizam carpa capim, húngara e prateada, tilápia, traíra, jundiá, piava, pintado, grumatã, violinha e cascudo, nas opções eviscerado ou filé. Há também camarão e porções de bolinhos de peixe. Nesta quarta, 27, e quinta, 28, as vendas serão das 8h30 às 17h30.

Já as atividades culturais acontecem na Praça da Matriz. A abertura oficial da Toca do Coelho também ocorrerá nesta quarta, com a apresentação do Coral Integrasom Fundação Cultural Qorpo Santo, de Triunfo, às 20 horas, e logo após tem a Chegada do Coelho da Páscoa. Na Quinta-feira Santa estão programadas duas sessões de contação de histórias, com a escritora Lane Bastos, às 16 e às 17 horas, na Praça da Matriz, e às 19h30 ocorrerá a Missa do Lava-Pés. O ponto alto da programação da Sexta-feira Santa será a Procissão do Senhor Morto, com a encenação da Paixão e Morte de Cristo. O teatro tem entrada gratuita no Antigo Forno de Cal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.