Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LUIS FERREIRA

Palavras e imagens

Uma imagem vale mais do que mil palavras, afirmam. Agora tente dizer isso sem palavras. Difícil. Assim como seria tarefa árdua explicar, somente com ilustrações, que “a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito”. Não é possível fazer uma Constituição com gravuras.

Mas esta é uma época de imagens, em que as pessoas interpretam o mundo através de vídeos e fotos. É o que chamam de ser “moderno”. Redes sociais como YouTube, Instagram e TikTok conquistam novos usuários diariamente. Assim, a época também é de ideias muitas vezes simplificadas. Não é possível traduzir questões complexas só com representações visuais.

LEIA TAMBÉM: O espírito da Declaração

Publicidade

Palavras também são necessárias para dar forma ao que não existe, não está ao alcance de nossa experiência. Não vemos no cenário cotidiano. Só podemos imaginar. Em um conto chamado A cor vinda do espaço, de 1927, o escritor norte-americano H.P. Lovecraft fala de uma entidade alienígena que se manifesta por “faixas cintilantes de cores diferentes de qualquer outra do espectro normal”. Em 2019, a mesma história inspirou um filme com Nicolas Cage. Não é ruim, mas ser fiel ao texto original é missão impossível: como mostrar uma cor que não existe? Imagens são insuficientes aqui. A experiência do leitor é bem mais interessante que a do espectador.

Lovecraft faz exercício semelhante no conto A música de Erich Zann. Zann, um violonista idoso, toca melodias estranhas, com notas e acordes desconhecidos. São sons sobrenaturais, tais como as sinfonias do maestro Adrian Leverkuhn em Doutor Fausto, de Thomas Mann. Bons escritores fazem isto: usam as palavras para criar ou sugerir outros universos, maravilhosos ou assustadores. No mundo mediado por imagens digitais, a palavra ainda tem muito a dizer. Que a vida, por exemplo, não precisa ser uma reprodução do que vemos, que a mudança é sempre possível.

LEIA OUTROS TEXTOS DE LUIS FERREIRA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.