Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SETEMBRO VERDE

Palestra em Santa Cruz abordará incentivo à doação de órgãos

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

Você sabia que em um gesto de doação de órgãos pode salvar até oito vidas ? Então, por que não doar ? A campanha do Setembro Verde foi criada justamente para isso: incentivar para que mais pessoas se tornem doadoras. No próximo dia 27, é o Dia Mundial da Doação de Órgãos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo e atualmente cerca de 95% dos procedimentos do país são financiados pelo SUS. Em números absolutos, o Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA.

Em Santa Cruz do Sul, duas casas de saúde realizam a captação de órgãos: o Hospital Ana Nery e o Hospital Santa Cruz. Segundo a coordenadora de Departamento da Secretaria de Saúde de Santa Cruz, assistente social Clarissa Aruzo Folle, devido à pandemia, houve uma queda considerável no número de doadores. “Queremos incentivar e conscientizar a comunidade para que se sensibilizem diante dessa realidade. O processo para pessoas que aguardam um órgão em lista de espera é doloroso e geralmente bastante longo”, afirma.

É com este objetivo que a Sesa promove no dia 29, no Sindicato dos Metalúrgicos, uma palestra para esclarecer sobre os processos para doação de órgãos, e a importância de se tornar um doador. Para contemplar o maior número possível de interessados, a iniciativa ocorrerá em dois momentos: das 10h às 12h, e das 15h às 17h.

A palestra, direcionada à comunidade e aos profissionais de saúde, será ministrada pela doutora Flávia Morales, que já atuou na Central de Transplantes, de Porto Alegre. Também participarão do evento as enfermeiras Fernanda da Cunha Salvi e Roberta Veleda Rodrigues, integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos para Transplante, do Hospital Santa Cruz, que falarão sobre a abordagem familiar, e a assistente social Clarissa Aruzo Folle, com vinte anos de experiência em transplantes na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Para quem tiver interesse em participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo endereço [email protected]

O que: Palestra sobre doação de órgãos
Onde: Sindicato dos Metalúrgicos, Rua Fernando Abott, 983
Quando: 29/09
Horários: 10h às 12h, e das 15h às 17h

LEIA MAIS: Número de doadores de órgãos cai 13% no primeiro semestre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.