Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMÉRCIO

Páscoa será do chocolate e de outros tipos de presentes

Foto: Alencar da Rosa

Artigos para enfeitar a casa estão em alta e ajudam a elevar as vendas deste período

Cercada de expectativas em torno das vendas, a Páscoa promete movimentar outros segmentos além do tradicional comércio de chocolates. É isso que indicam projeções divulgadas nos últimos dias.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC), por exemplo, aponta um crescimento de 4,5% nas vendas que irão além do chocolate. Artigos como brinquedos, itens de decoração, roupas e calçados estarão na lista de presentes ao lado dos tradicionais ovos, coelhos e bombons.

Uma avaliação da assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio-RS) indica a tendência de melhora no desempenho do varejo de um modo geral. Ao menos dois aspectos contribuem para isso, segundo a entidade. O primeiro diz respeito à redução do percentual de famílias endividadas no Estado, índice que mostra uma queda de 1,6%, na comparação com o início do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Feriado da Sexta-feira Santa altera o funcionamento dos serviços

Publicidade

Já o segundo fator está ligado à confiança do consumidor, parâmetro que mede e segurança das famílias para ir às compras. Essa intenção está 10% maior neste ano, na comparação com o mesmo período de 2023. Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a tendência de consumo maior aponta para a venda de chocolates em supermercados e lojas especializadas, pescados e produtos alimentícios para as comemorações.
“Neste ano haverá uma tendência de compras de brinquedos, artigos de decoração, vestuário e calçados. Isso mostra que a data irá beneficiar vários segmentos do varejo, colaborando par um crescimento nas vendas”, avalia Spode.

Conforme o dirigente, o cliente pesquisa, procura por promoções e muitas vezes faz sua compra por oportunidade – por meio de ofertas de ocasião. Como consequência, a tendência de venda também sofre variações ao longo do tempo. “Por isso, sempre é importante preparar a equipe e estar atento a esses movimentos que ocorrem. Não é de hoje que o cliente está mais exigente, decidindo a compra em mais de uma visita à loja”, ressalta Spode

Com a expectativa positiva, a aposta é para um crescimento no volume de vendas para esta Páscoa. Segundo a assessoria econômica da CNC, a tendência é de uma elevação nas vendas, na casa dos 4,5%, na comparação com 2023. “Estamos falando também da primeira data oficial do calendário de vendas, após as liquidações de início de ano. As contratações da indústria, impulsionada pela safra do tabaco, também sempre são uma força positiva neste período do ano”, complementa o dirigente.

Publicidade

Melhor cenário desde julho de 2021

Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa de vendas segue uma tendência de crescimento em todas as regiões. O percentual acumulado deverá ficar na casa dos 1,6%, mesmo patamar alcançado antes da pandemia de Covid-19. O desempenho medido pela equipe econômica da CNC revela que o percentual positivo é o melhor desde julho de 2021, quando se iniciou a retomada da economia pós-coronavírus.

Em nível nacional, a procura de produtos de informática, vestuário e calçados costuma ser maior no início do ano, impulsionando o varejo para um momento favorável às vendas para a Páscoa.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.