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EXPECTATIVA

Pavimentação no acesso a Lagoão deve ficar pronta em 2026

Trecho de 25,6 quilômetros vai receber investimento de R$ 42,3 milhões do Tesouro do Estado. Nesta etapa, equipes realizam o serviço de terraplenagem no local | Foto: Daer/Divulgação

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), avança na pavimentação do acesso a Lagoão, na região Centro-Serra. A obra na ERS-347, que liga o município a Segredo, conta com investimento de R$ 42,3 milhões provenientes do Tesouro do Estado e deve ser concluída em 2026.

A obra levará ligação asfáltica para um dos últimos municípios da região ainda não contemplados. Somente Tunas está sem obras para levar esse benefício à população.

Dos 25,6 quilômetros do trecho entre Segredo e Lagoão, 18 já contam com serviços de terraplenagem e drenagem concluídos. Em seguida serão iniciadas as etapas de pavimentação, com implantação da sub-base e da base para o asfalto, garantindo a durabilidade e qualidade do novo acesso.

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O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, afirma que a pavimentação para Lagoão representa uma transformação na logística e no desenvolvimento econômico. “Com a estrada pavimentada, o escoamento da produção agrícola será facilitado, reduzindo custos e aumentando a competitividade dos produtos locais, especialmente soja e tabaco, que são as principais culturas do município”, destaca.

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressalta o empenho da autarquia para viabilizar a execução da obra. “Realizamos um trabalho minucioso de atualização do projeto, seguindo todos os requisitos técnicos para garantir uma pavimentação de qualidade e durável. Nossos engenheiros e técnicos estão acompanhando cada etapa da execução, assegurando que todos os padrões de segurança e qualidade sejam rigorosamente cumpridos”, afirma.

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Obras estão em andamento e previsão do Daer é concluir estrada que liga o município a Segredo em 2026 | Foto: Daer/Divulgação

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Aumento no fluxo de veículos na estrada exigiu ajustes no projeto

Moradores e demais usuários da ERS-347, entre Segredo e Lagoão, reivindicaram nos últimos meses soluções para o trajeto de estrada de chão, que se encontra em condições precárias. O grupo solicitou um acesso de qualidade para que tenham boas condições de trafegabilidade e segurança. Apesar das obras de asfaltamento, enquanto são feitos os trabalhos para a base do asfalto em determinado ponto, os demais trechos passam por desgaste.

A primeira etapa da pavimentação da ERS-347, entre Segredo e Lagoão, começou a ser executada em fevereiro de 2023, após assinatura da ordem de início dada em dezembro de 2022. O contrato, à época, teve valor total de R$ 28 milhões para um segmento de 27,54 quilômetros.

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O Daer informou que a obra está avançando bem. Os serviços de drenagem e terraplenagem estão próximos de completar cerca de 20 quilômetros, com os aterros reforçados por pedras, o que melhora a capacidade de carga do subleito junto às camadas de sub-base e base.

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Em relação às reclamações sobre as condições de trafegabilidade, a assessoria do Daer informou que, atualmente, os usuários desejam que o trecho seja patrolado e receba material fino na superfície para maior conforto. No entanto, isso poderia desestabilizar o que já está compactado e consolidado, além de exigir retrabalho de compactação e atrasar o cronograma. Também há o risco de contaminar o material selecionado colocado na pista.

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Durante as obras, foi observado um aumento significativo no fluxo de veículos, Isso motivou uma recontagem de tráfego para ajustar o dimensionamento da camada de pavimentação e revestimento asfáltico.

Originalmente, o projeto previa o uso de Tratamento Superficial Triplo (TSD), uma camada de asfalto a frio de 1,2 centímetro, mas após a recontagem, optou-se por substituir por uma camada de 5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Essa mudança, feita com massa de agregados e ligantes asfálticos aquecidos e misturados em usina, atrasou o início do asfaltamento, pois as camadas de base e sub-base precisaram ser redimensionadas em um novo projeto. Conforme o Daer, essas alterações vão resultar em um pavimento mais resistente, confortável e de mais qualidade para os usuários, garantindo maior satisfação a longo prazo.

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Comunidade sonha com impacto positivo da obra

O agricultor Cleber Minuzzi entende que a ligação asfáltica trará benefícios aos produtores rurais e para toda a região. “Com esse acesso, teremos menos manutenção dos veículos, e os caminhões poderão fazer o transporte da soja até as cooperativas com mais agilidade. No momento em que o asfalto ficar pronto, o custo logístico ficará muito menor.” Segundo ele, o impacto será amplo e duradouro. “Cresce todo o município junto. As propriedades à beira da rodovia, inclusive, vão se valorizar bem mais”, projeta.

Para o agricultor Nilton Luiz Daleast, a obra representa uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores. “Aqui, de Lagoão, precisamos buscar atendimento de saúde em Espumoso ou até mesmo Passo Fundo. Muitas crianças faltam às aulas porque o transporte não chega às casas por causa do barro e de outros problemas na estrada.”

Ele também aposta no desenvolvimento econômico. “Acredito que, quando houver asfalto, virão fábricas e o município irá crescer. Com isso, os jovens não precisarão mais sair de Lagoão para buscar emprego em outras cidades.”

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