Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

tribuna

Pedro Garcia: “Leite visitará neste domingo a Oktoberfest e deve se encontrar com a prefeita”

Foto: Divulgação

Eduardo Leite esteve na Expoagro, em março deste ano

Helena Hermany (Progressistas) ainda não abriu voto para governador no segundo turno, mas tem dito a pessoas próximas que, na condição de prefeita, irá receber os dois candidatos, se pedirem agenda com ela. Por sinal, isso já tem data para acontecer: Eduardo Leite (PSDB) visitará neste domingo, 9, a Oktoberfest e deve se encontrar com a prefeita.

Não esquecerás

A posição de Helena leva em consideração uma série de fatores. Em 2018, embora o Progressistas estivesse na coligação de Leite, o então prefeito Telmo Kirst recebeu o adversário do tucano, José Ivo Sartori, durante a Oktoberfest, o que causou desconfortos internos. Além disso, embora o PP tenha fechado apoio a Onyx Lorenzoni, o candidato do PL tem a família Moraes como principais cabos eleitorais na região.

Pá de cal

A votação do último domingo, 2, reduziu em definitivo o PTB, até meses atrás um partido de massas e uma potência política do Vale do Rio Pardo, a um nanico. A sigla, que foi protagonista em todas as eleições das últimas três décadas em Santa Cruz, chegará esvaziada ao pleito de 2024. Em contrapartida, o PL, para onde migrou a maior parte dos antigos petebistas e que despontou no pleito deste ano, tem tudo para ser a principal ameaça ao Progressistas, ainda mais com o bom desempenho da família Moraes neste ano.

Publicidade

Na espera

Os três vereadores eleitos pelo PTB em 2020 continuam filiados porque só podem sair quando se abrir a janela partidária, em 2024, mas fizeram campanha aberta para os candidatos do PL a deputado. Nicole Weber é a única que já decidiu que não vai se transferir para a sigla, por questões ideológicas. O destino dela é incerto.

Data venia

A intenção do presidente Rodrigo Rabuske (PTB) de negociar a compra da atual sede da Câmara de Santa Cruz já encontra resistências. O líder de governo, Henrique Hermany (Progressistas), disse nessa sexta-feira, 7, que não concorda com a medida. Segundo ele, a sede atual tem limitações, como falta de estacionamento e gabinetes sem janela. A ideia que vai defender é de que a Câmara seja instalada em um andar com acesso independente do futuro Centro Administrativo Municipal, na Rua Coronel Oscar Jost.

Deixa para lá

Em banho-maria desde abril, o projeto que aumenta o teto de gastos com pessoal da Câmara de Santa Cruz não deve ser levado a votação neste ano. Como o assunto causa polêmica entre os vereadores, que temem desgaste, o presidente Rodrigo Rabuske (PTB) pretende manter o assunto quieto, já que não há risco de as despesas este ano extrapolarem o limite atual.

Publicidade

Risco zero

O teto é estabelecido por um percentual da receita corrente líquida do Município. Como a arrecadação pública disparou desde o ano passado e os salários dos servidores ficaram congelados em função da pandemia, a possibilidade de o limite ser atingido foi afastada.

LEIA MAIS TEXTOS DE PEDRO GARCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.