Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

dica do romar

Poesia para ler no inverno e em qualquer tempo

Em um tempo no qual, no mercado editorial, os lançamentos de poesia ficam amplamente ofuscados pelas narrativas, de todo feitio e formato, uma nova edição da Nobel de Literatura de 2020, a norte-americana Louise Glück, é acontecimento digno de comemoração. Para poetas de todas as idades, e nem importa se (e o quanto) publicaram, ler Louise é incontornável. Os versos dela revelam uma bagagem existencial e de leituras que ultrapassa, e de longe, a média do que se publica de poesia no Brasil na atualidade. E, com Louise, não se trata de exibir erudição, e sim de traduzir com simplicidade e autenticidade as marcas que o viver deixou no ser.

Receitas de inverno da comunidade, em tradução da competentíssima Heloisa Jahn, chega pela Companhia das Letras dentro do selo Prêmio Nobel, com 88 páginas, a R$ 49,90. Já no título deixa entrever a capacidade de absorver, assimilar e traduzir um aspecto que tem estado muito relegado ou descuidado nos dias atuais, o da interação social real, prática, com verdadeiro calor humano. É o primeiro livro que ela publicou após receber o Nobel, de forma que permite inferir as atenções mais recentes da autora, que antes tivera um primeiro volume lançado pela mesma editora, reunindo três obras em Poemas (2006-2014).

Aos 79 anos, completados em 22 de abril, essa nova-iorquina funciona como um grande radar para todos os amantes da melhor poesia sobre os rumos da lírica contemporânea.

VEJA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.