Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Santa Cruz

Por causa da pandemia, Aapecan enfrenta queda nas doações

Foto: Reprodução/Facebook

Saída será às 14 horas, em frente à sede da entidade

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) mantém funcionamento normal mesmo durante a pandemia, seguindo medidas de segurança. A Casa de Apoio chegou a ficar fechada por alguns dias em março e foi reaberta após as adaptações. Porém, a arrecadação de doações em Santa Cruz do Sul apresentou redução no período e a instituição depende muito do auxílio da comunidade e empresas.

O assessor de comunicação da Aapecan, Lusardo Ramos Júnior, informou que são tomados todos os cuidados necessários em relação aos usuários, familiares e aos próprios funcionários. “É obrigatório o uso de máscaras, a temperatura de todos está sendo medida e há álcool em gel nos ambientes da Casa de Apoio.” Os grupos e oficinas não estão acontecendo, apenas a entrega de suplementos e alimentos.

LEIA TAMBÉM: Aapecan realiza campanha de doação de sangue


A participação nas atividades era expressiva, conforme a psicóloga Laís Regina de Carvalho Schwarz. “Nos adaptamos a esta nova realidade sem deixar de dar atenção às necessidades dos usuários, que são diversas. Neste momento seguimos com atendimentos individualizados, presenciais ou por telefone, e também por meio dos grupos no WhatsApp.” Além dos temas tratados normalmente, como qualidade de vida, autoestima e adaptação ao diagnóstico, os pacientes trabalham a ansiedade vivenciada pela pandemia e o isolamento.

Dependendo da bandeira imposta à região, é possível atender a metade da capacidade da casa, que normalmente comporta dez pacientes e dez familiares. Segundo a Aapecan, até agora não há registro de usuários que tenham suspendido o tratamento, mas há uma queda no número de solicitações de exames diagnósticos, que poderiam detectar o câncer em estágio inicial.

“A arrecadação teve uma queda, compreensível pelo momento no qual estamos passando, mas continuamos precisando de qualquer forma de colaboração para nosso trabalho”, frisa Lusardo. Além da aquisição de suplementos e alimentos, os valores são necessários para a manutenção da Casa de Apoio, que, além da infraestrutura, oferece quatro refeições diárias aos usuários.

É possível fazer contribuições para a Aapecan. O mensageiro pode buscar o valor e entregar um recibo amarelo, e há a opção de depósito bancário pela Caixa Econômica Federal, conta 34-5, agência 3141, operação 003 pelo CNPJ 07.280.658/0006-58.

LEIA MAIS: Rotary Club doa sistema de energia solar à Aapecan

Chá solidário

No mês que vem, a Aapecan realiza a segunda Troca do Bem, que em junho arrecadou alimentos trocados por máscaras de proteção. Nesta edição, a atividade será o Chá Solidário, que contará com o apoio da padaria Lisaruth. A troca será a compra do prato de salgados, doces e cucas. O valor obtido com as vendas será destinado para a manutenção do trabalho realizado pela instituição.

O prato servido deverá ser retirado no dia 14 de agosto nos pontos de entrega, os mesmos onde serão vendidos os ingressos: Aapecan Santa Cruz e Love Brands, no Centro. A compra deverá ser feita até 11 de agosto. Acima de cinco ingressos no mesmo endereço, será feita a entrega dentro da cidade. O valor do chá será de R$ 12,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056 9500.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.