Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

PROGRAMAÇÃO

Por dentro da Oktober: último fim de semana tem tradição dos Jogos Germânicos

Foto: Rafaelly Machado

Apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os tradicionais Jogos Germânicos também estão presentes na 36ª Oktoberfest. Contudo, nesta edição, eles são realizados sem a participação dos visitantes, em virtude das restrições sanitárias. As demonstrações acontecem em um dos estandes no Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest.

Outra atração que anima e diverte o público é a Olimpíada Rural, realizada como demonstração na Avenida Oktoberfest, no centro do parque. É uma realização da Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). A entidade participa de todas as edições da Oktoberfest com demonstrações divertidas de serra-tronco, troca de roda de carroça, bolão de mesa, corrida com carrinho de mão e cabo de guerra. A primeira edição ocorreu no primeiro fim de semana da festa e a segunda será no último dia do evento, neste domingo.

Forças de segurança
Uma das entidades que marcam presença a cada edição da Oktoberfest é o Exército Brasileiro. Na 36ª Oktober, um dos espaços que chamam a atenção do público é a exposição do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), ao lado do Ginásio Poliesportivo. A mostra contém materiais usados no cotidiano e durante o treinamento dos militares, como kits de primeiros socorros, equipamentos de manutenção do armamento e itens de alimentação dos soldados – caso da ração R2.

Também estão no local fardamentos históricos, boinas e outros itens, além de informações sobre o ingresso na carreira militar. Um dos destaques são as viaturas: seis tanques blindados, alguns que pertencem à base de Santa Maria e são utilizados no Desfile Motorizado do 7º BIB, que ocorrerá às 14 horas deste sábado no entorno do Memorial dos Atletas.

Também está presente o 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul. Além de possuírem um estande para visitação, os bombeiros fizeram apresentações com os cães de resgate Safira e Barney e uma demonstração de rapel para hasteamento da bandeira do Brasil. Além disso, a Brigada Militar apresentou ações de policiamento com os cães Bud, Radar, Duck e Meg, do Canil da Força Tática. Os policiais militares responsáveis pelo treinamento dos animais mostraram diversos exercícios e ações utilizadas durante as operações e abordagens ostensivas.

Cuca com linguiça
Quem visita a Oktoberfest sabe que um dos maiores atrativos da festa são as inúmeras opções de gastronomia. Dentre os pratos servidos no evento, o mais procurado é aquele que é considerado o símbolo da festa: a cuca com linguiça. Uma herança da imigração alemã da região, as receitas de cuca vieram da Alemanha na bagagem dos imigrantes e são repassadas dos pais para os filhos. Na Festa da Alegria elas surpreendem pela variedade de sabores, como uva, banana, coco, chocolate, goiabada, ao queijo, nata, framboesa e as salgadas com linguiça. O prato típico servido na festa leva rodelas de linguiça cozida e fatias de cuca, e faz muito sucesso com o público.

Além disso, quem visita a festa tem muitas opções. O Pavilhão Central conta com um restaurante com buffet por quilo e os espaços ao ar livre, chamados de Oktober Garden, têm palcos de apresentações e food trucks. O Oktober “Perto do Fogo”, situado no gramado em frente à Bierhaus, é uma nova experiência no evento, com almoços e jantares temáticos, como porco no rolete e costelão. Já o Bierhaus Pub conta com almoços e jantares especiais. Completam a experiência duas praças de alimentação e a Vila Típica, um lugar de gastronomia diversa e diferenciada, com preferência para os lanches típicos.

Espaço da economia local
A Feirasul impulsiona a economia local e oportuniza negócios durante o evento. Na 36ª Oktoberfest, a feira está localizada nos Pavilhões 2 e 3, com a participação de 75 expositores de diferentes setores, de Santa Cruz e região. “Cerca de 70% são de empresas locais, que buscam no evento uma oportunidade de realizar bons negócios”, afirma o coordenador da Feirasul, Luiz Wendt. Um dos objetivos da Coordenação Executiva da 36ª Oktober, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, foi justamente de apoiar as empresas, prestadores de serviços e profissionais, que foram muito prejudicados pela pandemia.

Entre as mudanças desta edição, o espaço ganhou corredores mais largos e há limitação de público. O Pavilhão 2 possui expositores de móveis, colchões, tapeçaria, cortinas, purificadores de água, climatizadores comerciais, materiais elétricos, equipamentos de telefonia e comunicação, calçados e automação industrial, além de estandes de divulgação institucional. Já no Pavilhão 3 podem ser encontradas lojas de roupas, calçados, artesanato, artigos de decoração e agroindústria familiar.

LEIA MAIS: Ritmos de Oktober terá tributo pop rock e show com Maria do Relento

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.