Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUMICULTURA

Por dentro da safra: chegamos a outubro e ainda com chuva

Foto: Giovane Luiz Weber/Divulgação/GS

Olá, pessoal! Tudo bem? Chegamos a outubro e ainda com a instabilidade climática que marcou todo o mês de setembro. Os próximos dias tendem a ser cruciais para que se possa ter boa safra agrícola. É importante que a chuva venha, sim, mas as plantas também precisam de sol, de energia, para se desenvolverem. Na foto, mostro uma boa parcela do nosso tabaco, o que compreende cerca de 60 mil pés do montante que plantamos neste ano. Como se pode ver, as plantações estão bem uniformes e isso em grande parte resulta do bom preparo de solo que fizemos, com escarificação (subsolagem), adubação verde com palhada, aplicação de calcário e adubo orgânico (esterco), bem como a adubação química necessária.

E plantamos as melhores variedades indicadas para nosso propósito, que era escalonar a colheita: optamos pelas cultivares 2310, precoce; 1600; e 2241, esta de ciclo mais longo, todas da ProfiGen. Com elas, esperamos conduzir bem os períodos de colheita. Mas tudo, a partir de agora, dependerá do clima, pois muita umidade, como se tem visto, faz o tabaco crescer viçoso demais, e, com isso, ele perde qualidade durante a secagem.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma semana que começa com cerração

Publicidade

Transtornos causados pelo vento forte

A inquietação em relação ao comportamento do clima é uma constante para o agricultor. Na noite de sábado, 2, para domingo, 3, por exemplo, aqui em nossa localidade se verificou chuva com vento muito forte. Resultado: muitos pés de tabaco se inclinaram, como se pode ver na foto abaixo. Plantado ao fim de julho e no início de agosto, esse tabaco será despontado até o final de outubro, e agora essa tarefa será muito mais complicada. Não só para a retirada da flor, mas também por causa da aplicação do antibrotante. Vamos ter de usar mais produto, porque ele não escorre direito, uma vez que a planta estará torta, deitada. Por tudo isso, por vezes uma chuva muito forte ou um vento intenso pode comprometer uma safra ou, no mínimo, dificultar muito a execução dos trabalhos na lavoura.

Foto: Giovane Luiz Weber/Divulgação/GS

As próximas semanas serão decisivas

Com a chegada de outubro, em toda a região começa a se intensificar a colheita do tabaco, principalmente nas localidades e nas propriedades que fizeram o plantio mais cedo. E para todas essas lavouras agora é fundamental que o tempo firme e que tenha sol para que as plantas possam se desenvolver plenamente. É o que também esperamos em nossa área. As próximas semanas são decisivas para que a gente tenha uma temporada plena, tanto no tabaco quanto nas demais culturas agrícolas.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: hora de preparação para o início da colheita

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.