Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana com temperatura muito alta, já pela manhã, na segunda-feira, e na parte da tarde veio a chuva. Bastante calma, o que foi bom para toda a agricultura. Com a umidade e o calor, o tabaco em toda a região baixa vai se entregar rápido. Assim, os dias de reta final de ano e de chegada a 2026 vão ser de muito trabalho no encaminhamento da safra. Claro que com as chuvas, e em pleno verão, todas as culturas vão se desenvolver muito bem, e esperamos que todos possam ter temporada farta.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: chuva garante fechamento do ciclo

Instalamos mais uma estufa elétrica
Aqui em casa seguimos na colheita diária da parcela de folhas para alimentar a estufa de carga contínua, sendo que a safra deve se estender até meados de janeiro. A cada dia vamos concluindo a retirada do tabaco em mais uma área, e assim será até o final. Como o tabaco agora se entrega rápido, tivemos de instalar mais uma estufa de apoio, elétrica, do modelo Plug and Play. Essa já vem pronta, montada, pois é metálica, então é só ligar na energia e começar a secar.
Publicidade
A unidade de cura, da foto acima, chegou na sexta-feira, e no sábado colocamos a primeira carga de folhas nela. Vai ser fundamental para que a gente não corra risco de perder parcela do produto na lavoura, pois a de carga contínua recebe sempre a mesma quantidade de tabaco por dia. No passado, tivemos estufas de taco na propriedade, mas hoje, com a de carga contínua e essa elétrica, adotamos de vez a modernização. Até a safra passada, não podíamos usar essa segunda elétrica pois a energia na localidade não suportava; agora, com a rede trifásica, isso é possível, o que é uma melhoria e tanto.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: na torcida total por uma boa chuva

E ingressamos no clima do Natal
Nesta quarta-feira, véspera do Natal, vamos, como em todos os anos, agilizar ao máximo as tarefas para, na parte da tarde, já curtir a magia dessa data. Temos por tradição montar um pinheiro clássico em casa e também um presépio, como mostra a foto ao lado. Valorizamos essa união de todos no lar para montar a estrutura e colocar os enfeites. Claro que a minha esposa Louvane e minha filha Giovana se encarregam da maior ia dessas tarefas, mas eu também gosto de auxiliar. Com isso, desejamos igualmente que o Natal seja marcado por muitas alegrias e muita espiritualidade, em todas as famílias, no campo e na cidade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: a chuva agora será providencial
Negociação do preço, só em janeiro
Estávamos na expectativa também pelo início da negociação do preço do tabaco para esta safra, mas um comunicado da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), de segunda-feira, informa que esse processo só começará em janeiro. Ficamos na torcida por uma valorização justa pelo produto, pois isso significará receita para os produtores e recursos girando na economia, no campo e na cidade.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!