Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com tempo firme, depois de um sol agradável no último sábado, 12, e domingo, 13. Porém, já na tarde dessa segunda-feira, 14, o tempo começou a fechar. Inclusive, para esta terça, 15, há previsão de um pouco de chuva.
Finalizamos, aqui em casa, a aplicação da segunda dose de salitre nas lavouras de tabaco, e essa chuva até que viria muito bem para diluir o fertilizante e facilitar a absorção dele pelas plantas. Agora, a próxima tarefa é iniciar o desponte das flores do tabaco, o que é sempre importante agilizar. Do contrário, a planta interrompe o crescimento da folha, que é o que afinal colhemos, e direciona a energia para a flor, o que faz a folha perder peso. Também é a oportunidade para retirada de brotes, que causam o mesmo efeito negativo. Até a próxima semana devemos iniciar a colheita, com a retirada da baixeira, fazendo com que a planta se desenvolva melhor.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: o tabaco começa a encorpar nas lavouras
Publicidade
Uma ninhada de leitões em pleno domingo
Em pleno domingo de eleições, no dia 6 de outubro, nasceu aqui em nossa propriedade uma ninhada de leitões, dos animais que os meus pais, seu Aloísio e dona Rosa, criam para a subsistência de todos nós, em família. Uma das fêmeas ganhou 13 leitõezinhos; um acabou morrendo, mas os outros 12 estão bem sadios. Sempre tivemos como prioridade assegurar o cultivo de alimentos e a criação de animais para o consumo e até venda de algum excedente. Desses filhotes, uma parte ficará na propriedade e será criada. Outros serão comercializados, para entrega quando estiverem no tamanho ideal para a desmama.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: segunda com calor, depois da chuvarada
Publicidade
Hoje é o Dia Internacional da Mulher Rural
Nesta terça-feira comemora-se o Dia Internacional da Mulher Rural, data especial para lembrar de todas as mulheres que fizeram a opção de permanecer junto de suas famílias no campo, produzindo alimentos e riquezas para a sociedade. Na semana passada, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, fizemos uma viagem a Santa Catarina, até Criciúma, onde visitamos a Laureci Manarim Votri e sua filha Clarisse Manarim Votri Borges.
A Clarisse, apesar das oportunidades que teve para seguir em outra área, decidiu permanecer junto de sua família na agricultura. Por lá, já colheram dez fornadas de tabaco – a que aparece na foto também já estava curada e pronta para ser retirada e armazenada no galpão. Em nome delas, nossos parabéns a todas as mulheres que atuam no agro, seja nas micro, pequenas, médias ou grandes propriedades. Sucesso sempre!
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade