Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

RECONHECIMENTO

Prefeita entrega menção honrosa ao paratleta Matheus Kist

Foto: Luiz Fernando Bertuol

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, concedeu, na manhã dessa quarta-feira, 1°, certificado de menção honrosa ao paratleta Matheus Allan Kist. O jovem, estudante da rede municipal, sagrou-se campeão de basquete 3×3 em cadeira de rodas nas Paralimpíadas Escolares 2021, realizadas de 23 a 26 de novembro, em São Paulo(SP). O ato foi realizado no Salão Nobre do Palacinho.

Aos 16 anos, Matheus cursa o 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros e integra a equipe da Associação Santa-Cruzense de Pessoas Com Deficiência Física (Aspede), pela qual disputou a competição. O jovem sempre contou com o apoio da família e da escola em seu desenvolvimento e, ao encontrar a associação, descobriu no basquete um novo estilo de vida. Seu contato com o esporte ocorreu em uma edição dos Jogos Municipais de Inclusão, criados em 2013 e atualmente em sua oitava edição.

Para a prefeita Helena, foi uma alegria saber que uma iniciativa da administração municipal abriu novos horizontes ao estudante. Ela parabenizou o atleta pela conquista. “És um exemplo para os jovens e todas as pessoas. Mesmo tendo algumas dificuldades, conseguiste vencer e segues vencendo”, declarou.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Vidal de Negreiros faz homenagem para aluno campeão nacional de basquete

Para o vice-prefeito Elstor Desbessell, a trajetória de Matheus é um ensinamento sobre nunca desistir. “Agora, tens uma responsabilidade, porque muitas crianças vão se espelhar em ti”, declarou. Tímido durante a cerimônia, Matheus declarou-se feliz com a conquista e a recepção calorosa que teve ao retornar à cidade. “Nunca imaginei passar por algo assim”, comentou.

O líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany, lembra que, desde a infância, Matheus sonhava em ganhar uma medalha através do esporte. A primeira chegou em 2019, quando o jovem tornou-se campeão estadual da modalidade pela Aspede. Atualmente, ele já soma mais de 40 medalhas. Para Henrique, foi emocionante saber que, a partir da experiência nos Jogos de Inclusão, Matheus passou a trilhar o caminho do esporte. “Tua conquista é um orgulho para Santa Cruz. Serve de modelo para outros jovens, para que busquem um modo de vida saudável”, afirmou.

O secretário de Educação, João Miguel Wenzel, reforçou a importância da atuação da família e da escola, aliadas a políticas públicas que deem alternativas de desenvolvimento à juventude. Presente ao encontro, o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), Valdir Bruxel, também cumprimentou o jovem atleta pela conquista. Matheus participou da reunião acompanhado por um grupo de pessoas, entre elas o pai, Paulo Alexandre Kist, o presidente da Aspede Alison Geller, o treinador Celso Bobroswki, e a diretora da EMEF Vidal de Negreiros, Isabel Cristina Rabuske.

LEIA MAIS: Aluno da rede municipal de Santa Cruz representa o RS nas Paralimpíadas Escolares

Mais vitórias

O desempenho de Matheus nas Paralimpíadas garantiu a ele participar de um campeonato promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Durante a segunda quinzena de janeiro de 2022, o jovem frequentará uma semana de atividades no Centro de Treinamento Paralímpico. Conduzida pelos treinadores das seleções paralímpicas de base, a programação é voltada para a avaliação de novos talentos das modalidades esportivas.

Logo após as Paralimpíadas Escolares, a equipe do Unico/Aspede foi a Caxias do Sul. Nos dias 27 e 28 de novembro, disputou a Copa Casig de Basquete em Cadeira de Rodas. Com cinco vitórias, a última contra os donos da casa pelo placar de 41 x 29, o time tornou-se mais uma vez campeão. A equipe termina a temporada de forma invicta, vencendo todas as partidas disputadas em 2021.

O presidente da Aspede, Alison Geller, salientou os obstáculos que a entidade enfrenta para conseguir manter suas atividades e participar de competições. Faltam recursos financeiros e há dificuldade para a manutenção dos equipamentos. Diante do exposto, a prefeita Helena solicitou ao titular da Sehase que verifique a possibilidade de o município oferecer algum auxílio a entidade.

LEIA TAMBÉM: Atletas do UniCo/Aspede vão para Paralimpíadas Escolares

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.