Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

PRIMEIRO ESCALÃO

Governo de Helena tem primeira mudança no secretariado

Foto: Rafaelly Machado

Quase sete meses após a posse, o governo Helena Hermany (PP) teve nessa quarta-feira, 21, a primeira baixa no secretariado. Filiado ao PP, Fábio Eduardo da Silva, que estava à frente da pasta da Comunicação, deixou o cargo.

A saída foi comunicada no fim da tarde. Em nota, o Palacinho afirmou que Silva recusou uma proposta feita por Helena na quarta-feira para que assumisse o cargo de diretor de Habitação, que ficou vago após a transferência de Ângela Saraiva, servidora de carreira, para outra função, na Unidade de Controle Interno. Na tarde desta quinta-feira, 22, ele tentou falar pessoalmente com Helena novamente, mas após ser informado pela chefia de gabinete de que não havia espaço na agenda, protocolou a carta de demissão.

LEIA MAIS: Helena Hermany anuncia secretários de Administração e Comunicação

Silva atuou por quase quatro anos na área de Habitação durante o governo Telmo Kirst. Embora a função tenha mais visibilidade, já que lida, por exemplo, com a entrega de habitações populares, o cargo de diretor é inferior na hierarquia da Prefeitura. Enquanto o salário bruto dos secretários municipais é de R$ 16,2 mil, o de diretor é de R$ 9,2 mil, de acordo com o Portal da Transparência.

À Gazeta do Sul, Silva confirmou ter recusado a proposta de Helena e disse que pretendia permanecer no cargo que ocupava. “Fui convidado para ser secretário de Comunicação”, alegou. Ele negou, no entanto, que esse tenha sido o principal motivo para sua saída. Segundo Silva, na carta de demissão foram apontadas “inúmeras situações” que estariam lhe incomodando. Questionado sobre quais seriam essas situações, ele disse que não pretende tornar o assunto público “em respeito e admiração à prefeita”. Silva disse também que ainda não pensou sobre se irá permanecer no PP e afirmou que não carregará mágoas do governo. “Desejo sucesso a eles”, falou.

Na edição do fim de semana, a coluna Tribuna, da Gazeta do Sul, já havia antecipado que Helena pretende fazer alterações na equipe até o fim do ano. Na nota, o governo afirmou que a proposta feita a Silva era o início de “mudanças estruturais de governo”. Com a saída de Silva, o secretário municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, vai responder interinamente pela Comunicação.

LEIA MAIS: Novo secretário municipal de Segurança e Transporte toma posse

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.