Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ESTIAGEM

Prefeitura de Santa Cruz reforça pedido para que população economize água

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

Lago Dourado na primeira semana de 2022

A tendência de continuidade da estiagem deixa a Prefeitura de Santa Cruz em alerta. A preocupação maior é com o abastecimento no interior, onde já houve o reforço de caminhões-pipa para garantir água nas localidades onde a situação está mais crítica.

Na zona urbana, apesar de o Lago Dourado garantir a demanda, a população também deve utilizar a água de forma consciente. O prefeito em exercício, Elstor Desbessell, ressalta que restrições não estão descartadas se a estiagem continuar.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz entrega 300 mil litros de água por semana no interior do município

“Temos que evitar lavar calçadas, lavar o carro em casa, molhar plantas. As expectativas do que vem pela frente não são as melhores. A gente tem que se precaver, sim, porque ano passado já estivemos muito próximos de um problema maior. Este ano, se a gente não for consciente no uso da água, com certeza, corre-se o risco de logo lá na frente ter restrições”, afirmou Desbessell, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

Nessa quarta-feira, o Lago Dourado estava 64 centímetros abaixo do nível normal que é de 4 metros e 88 centímetros. O volume de água está em 81%. São 7% a menos que no início do ano. Por dia, o lago chega a perder até dois centímetros por causa da evaporação e do clima seco e quente.

LEIA MAIS: Câmara aprova decreto de emergência por estiagem em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.