Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FORMAÇÃO POLÍTICA

Primeira edição do Programa Líderes do Amanhã acontece em dezembro em Santa Cruz

A primeira edição do Programa Líderes do Amanhã já tem data marcada: será no dia 11, das 8h30 às 10h30, no plenário Vereador Nilton Garibaldi. O programa é uma iniciativa conjunta entre Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação, e irá beneficiar os alunos das 23 escolas municipais que têm turmas de 9° ano.

O programa foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, por intermédio da presidente Nicole Weber Covatti (PP) e da Mesa Diretora, uma iniciativa inovadora destinada a promover a educação política e o engajamento cívico de estudantes da rede pública municipal. A ideia é aproximar crianças e adolescentes do funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, preparando-os para o exercício ativo da cidadania.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que declara as escolas de samba e desfiles de Carnaval como patrimônio cultural imaterial

Publicidade

A presidente destaca que em 2020 havia proposto o projeto Líderes do Amanhã, mas não houve aprovação por ranço político. “Agora com uma resolução da mesa foi aprovado. Para que os jovens pensem em política, no coletivo. Obrigada pela parceria com a secretaria da Educação para que possamos transformar este projeto em uma realidade. Vamos ver 17 jovens sendo vereadores, assessores, prefeito, vice-prefeito, promotor público, entre outras funções”, apontou a presidente da Câmara. 

A participação das escolas ocorrerá por livre adesão e os alunos serão indicados pelas direções das instituições de ensino ou pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo a secretária municipal de Educação, Jane Sabin, inicialmente, participarão turmas do projeto de Cidadania nas Escolas, cujo guarda municipal Rodrigo Costa já trabalhou sobre o funcionamento dos três poderes em atividades realizadas. 

A proposta central do programa é simular uma legislatura completa. Os estudantes selecionados assumirão simbolicamente os cargos de vereador, prefeito, vice-prefeito, juiz de Direito, promotor de Justiça e diretor da Câmara. Durante o mandato, eles vivenciarão na prática as rotinas do poder público, como a diplomação, a posse, a eleição da Mesa Diretora do “Parlamento do Futuro” e a criação de comissões para debater propostas de interesse da comunidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova lei que garante renda a catadores e fortalece a reciclagem em eventos

“Acreditamos que a formação de cidadãos conscientes e participativos começa na juventude”, afirma a presidente Nicole Weber Covatti, que capitaneou o projeto, junto com a secretária municipal de Educação, Jane Sabin. “Ao oferecer essa imersão prática, o programa não apenas ensina sobre o papel das instituições democráticas, mas também desenvolve habilidades essenciais como pensamento crítico, argumentação e responsabilidade social”, enfatizou.

A coordenação do programa será realizada pela Câmara, em parceria com as escolas participantes. Para garantir o sucesso da iniciativa, o projeto prevê uma ampla divulgação, formação pedagógica nas escolas e a criação de um cronograma de atividades detalhado para os jovens líderes.

Publicidade

Com o “Líderes do Amanhã”, a presidente Nicole Weber Covatti destaca que o Legislativo reforça seu compromisso com a formação de uma cultura democrática sólida, abrindo suas portas para que as novas gerações compreendam, valorizem e participem ativamente da construção do futuro do município.

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.