Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Primeiro ônibus de Santa Cruz começou a circular no Natal de 1919

Novidade apresentada no Natal de 1919: primeiro ônibus urbano de Santa Cruz do Sul levava 25 passageiros, sentados ou de pé | Foto: Arquivo de Luiz Kuhn

A população de Santa Cruz do Sul ganhou um presente de Natal em 25 de dezembro de 1919. Naquele dia, começou a circular o primeiro ônibus urbano local. A escolha da data foi significativa, pois permitiu que as pessoas que moravam um pouco mais distantes do Centro pudessem ir com mais tranquilidade até a Igreja Matriz, para assistir às missas de Natal, e à Igreja Evangélica para acompanhar os cultos alusivos ao nascimento de Cristo.

Henrique João Gerhardt | Foto: Reprodução

O ônibus era um caminhãozinho adaptado, pertencente à Garage Brasil, de propriedade de Henrique João Gerhardt (bisavô do empresário Henrique Gerhardt). Transportava 25 passageiros, que iam sentados em bancos de madeira ou em pé nos estribos. Para protegê-los do sol, ou de uma chuva inesperada, ele possuía uma cobertura de lona.

Além do conforto, o coletivo buscava os clientes em casa e, na volta, largava-os na frente da residência. A grande maioria da população não tinha carro e as pessoas faziam seus negócios ou passeios a pé, de carroça, charrete e bicicleta. Até os doentes eram levados ao médico acomodados em uma carroça. Com o surgimento dos carros de praça (táxis), as dificuldades foram amenizadas.

Publicidade

Apenas em 1950, a Prefeitura regulamentou o transporte coletivo na cidade. Ele passou a ser prestado pela Filter & Born, com três linhas: Kothe, Agnes e Arroio Grande. A saída e chegada (no retorno) eram ao lado do campo do FC Santa Cruz, e todos os horários passavam pela Rua Marechal Floriano. Cinco anos depois, a empresa foi adquirida pelos sócios Niderau Farah, Leopoldo Seidel e Armando Jost. Algum tempo depois, os três venderam para Ênio Farah, Arno Coutinho e Kurt Berger, nascendo a empresa São Judas Tadeu. Somente em 1958, com a entrada do sócio Edgar Berger, surgiu a quarta linha para a Vila Schulz. Ao longo dos anos, várias empresas prestaram o serviço. Hoje a responsabilidade é do consórcio TCS, de Santa Cruz.

Pesquisa: Gazeta do Sul

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.