Um momento para troca de experiências com o objetivo de aperfeiçoar a arte de educar. Na sexta-feira. 13, e no sábado, 14, o Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, sediou o Encontro Nacional de Professores dos Anos Iniciais da Rede Sinodal de Educação. Com o tema Autoria e excelência pedagógica: por uma educação transformadora nos anos iniciais, o evento contou com a participação de 135 profissionais de dez escolas de Venâncio Aires, Vera Cruz, Estrela, Lajeado e Teutônia, todas integrantes da Rede Sinodal.
A programação começou na sexta-feira com a palestra Alquimia educacional: transformando espaços e mentes com gestão de sala de aula ativa, com a professora e doutora em Teologia da Educação, Marguit Goldmeyer. Sete oficinas abordaram assuntos como eco educativo, processo criativo infantil, interação com a leitura, mundo computacional e futuro inovador. Os professores também participaram de uma visitação aos espaços do Colégio Mauá e de atividades culturais e de integração.
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No sábado pela manhã, no teatro da escola, ocorreu a palestra Aprendendo a compreender e a usar vários sistemas de representações dos Anos Iniciais, ministrada pela professora, pesquisadora e doutora em Letras Rosângela Gabriel. Os colégios Teutônia e Martin Luther compartilharam algumas experiências com o grupo. Na sequência, houve uma atividade especial e o almoço de confraternização, que marcou o encerramento da programação.

Com 25 anos de docência em Anos Iniciais, a professora Rosane Rosseti, coordenadora do Colégio Sinodal Conventos, de Lajeado, disse que o encontro serviu para reviver experiências em sala de aula, onde o professor continua sendo importante para a alfabetização das crianças. “Mesmo com os grandes desafios das tecnologias, há métodos que não substituem o papel do professor. Esses três turnos que vivemos no Mauá estão voltados ao professor poder fazer a diferença em sala de aula”, disse.
O encontro manteve o foco em questões emocionais da criança em sala de aula. “Cada uma é única, com suas habilidades e dificuldades. Trabalhamos métodos que iniciam na base e possam ter sequência, para o melhor desenvolvimento do aluno.”
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A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Colégio Mauá, Claudia Kroth, salientou a importância de valorizar os momentos de formação continuada para que os professores se atualizem. “Tivemos uma palestra que tratou sobre alfabetização e escrita, importante para que o professor saiba introduzir a leitura e a escrita para as crianças. Temos que pensar o papel da escola para transmitir a importância do ler e escrever às novas gerações”, comentou.
A coordenadora destacou o trabalho das oficinas, um momento em que os participantes colocaram em prática o aprendizado teórico. “O Colégio Mauá trabalha com várias propostas em diversas áreas do conhecimento. Pudemos oportunizar essas experiências aos professores visitantes para que eles compartilhem na prática a proposta pedagógica.”
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Congresso
O vice-diretor do Colégio Mauá, Mártin Goldmeyer, salientou a importância de os professores de séries iniciais realizarem formações e troca de experiências para aplicarem o aprendizado em sala de aula com os seus alunos.
Goldmeyer confirmou que o encontro foi uma prévia para o Congresso Nacional da Rede Sinodal, que será sediado em 2026 pelo Colégio Mauá. ”Já foi um teste e serviu de preparação para o Congresso Nacional, que ocorrerá nos espaços da instituição. Prevemos que mais de mil pessoas de todo o País estarão em Santa Cruz do Sul no próximo ano.”
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