Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CONSCIENTIZAÇÃO

Projeto de educação ambiental começa nesta terça; início será na Escola Guido Herberts

Bueiros já começaram a receber pintura | Foto: Verushka de Oliveira/Divulgação

A tarde desta terça-feira, 25, vai marcar o início, às 15 horas, do projeto de educação ambiental “O Rio Pardinho começa aqui”. A atividade inicial será na Escola Municipal Guido Herberts, Bairro Várzea, onde acontecem mais episódios de inundação. O projeto é uma parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Comitê Pardo, Sicredi e Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A coordenação é de Verushka Goldschmidt Xavier de Oliveira, do Núcleo de Gestão Pública da Unisc. Os recursos financeiros são oriundos do edital do Fundo Social Sicredi Vale do Rio Pardo 2021.

A iniciativa conta com a pintura de bueiros e bocas de lobo com arte visual uniforme. Cada escola da zona urbana receberá uma boca de lobo ou bueiro pintado para, a partir disso, os professores trabalharem a temática. Segundo Verushka, a inspiração para o projeto surgiu após os episódios de alagamentos na área urbana com as chuvas de 28 de janeiro e de 12 de fevereiro deste ano.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEOS: chuva torrencial causa alagamentos em Santa Cruz

“O objetivo do projeto é tentar amenizar situações de alagamento e inundações na área urbana do município, em função da falta de escoamento da água devido ao entupimento de bueiros e bocas de lobo que teriam ligação com o descarte irregular de resíduos sólidos pelos cidadãos, e que possuem como destino o Rio Pardinho”, explica a coordenadora.

A partir dessa iniciativa, os professores das escolas municipais, estaduais e particulares da zona urbana de Santa Cruz do Sul serão convidados a desenvolver trabalhos com seus alunos sobre educação ambiental, descarte correto de resíduos sólidos, preservação dos rios e outros.

LEIA TAMBÉM: Escolas-padrão vão atender 500 estudantes de Santa Cruz; intervenções começam ainda em 2021

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.