O Rio Grande do Sul viveu neste ano o maior desastre natural de sua história. Houve um trabalho coletivo de órgãos governamentais e de populares para salvar pessoas e animais de áreas atingidas pelas cheias. Mesmo assim, morreram quase 200 pessoas, além de muitos desaparecidos e feridos. Após tudo isso, os entes públicos fizeram uma série de anúncios de repasses de recursos para restabelecer moradia, infraestrutura nos municípios e condições mais dignas para os gaúchos, além de ações preventivas. Boa parte dessa verba ainda não chegou ao seu destino.
Para evitar novas situações como essa, o deputado federal Marcelo Moraes (PL) teve o seu Projeto de Lei Complementar (PLP) 110/2024 aprovado nessa quarta-feira, 27, na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Visa a estabelecer um mecanismo mais eficiente para a transferência de recursos da União aos Estados e municípios afetados por calamidades públicas de grande escala.
LEIA TAMBÉM: Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
Publicidade
A proposta é uma resposta às necessidades emergenciais que surgem em situações de desastre, garantindo que os recursos federais sejam direcionados de forma adequada e eficaz. O projeto agora vai para a Comissão de Finanças e Tributação e, por último, à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois, ficará apto para a apreciação o Plenário.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade