Chegou o tão esperado dia de mostrar ao público o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula. Foi assim, em clima de empolgação, que os participantes do projeto Praça Stem, promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Mercur, puderam apresentar suas ideias na tarde dessa sexta-feira, na 2ª Exposição de Protótipos: Praça Sustentável. No saguão do Bloco 52, os trabalhos foram divididos em estações e estiveram à disposição dos visitantes.
Estudante do 7º ano da Escola Municipal Guido Herberts, Henrique Silveira participa da iniciativa pelo segundo ano. “É muito bom porque a gente aprende várias coisas que podem mudar o nosso futuro.” Durante a tarde, ele e os colegas apresentaram um protótipo envolvendo coleta de resíduos, placas solares, entre outros aspectos. “A gente aprende muito”, disse.
LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal forma novas turmas no Programa de Aprendizagem Profissional Rural
Publicidade
Bolsista do projeto, Gabriel Fontanari, estudante do sexto semestre de Ciência da Computação, acredita que essa é uma grande oportunidade. Segundo ele, ao realizar a automatização dos processos, os alunos aprendem o básico da linguagem, da lógica e aprimoram a matemática, entre outros conteúdos.
“Eu não tive essa experiência antes, na escola. Quando entrei na faculdade, tive muita dificuldade. Aqui eles já têm acesso e podem aprender devagar, com mais facilidade e pessoas capacitadas a ajudar”, salientou Fontanari.
Estudantes puderam aprender na universidade
Ao longo do projeto, inicialmente previsto para seguir até o fim do próximo ano, 72 crianças das duas escolas participantes serão atendidas. Segundo a coordenadora, a professora da Unisc, Alessandra Gobbi, desmistificar a Física, a Matemática, a Ciência e a Tecnologia motivou a realização do programa.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Unisc realiza formatura de 42 estudantes em Medicina neste sábado; veja lista
“Percebemos que muitos jovens fogem dessas áreas quando chegam no vestibular. Hoje já se percebe uma falta de profissionais no Brasil, em setores mais complexos, que exigem muito a Física e o raciocínio lógico”, afirma.
Ainda conforme ela, por meio das oficinas as crianças têm chance de aprender de maneira mais lúdica. “Nas praças idealizadas, eles foram convidados a criar um protótipo de cada elemento que consideravam necessários nos espaços. Assim, entendem como funciona e aprendem o conteúdo intrínseco.”
Publicidade
Para isso, os jovens frequentaram diferentes laboratórios de engenharia química, engenharia elétrica, engenharia mecânica, arquitetura, urbanismo, maquetaria, dentro da universidade, compartilhando momentos com acadêmicos da graduação.
LEIA TAMBÉM: Reitor Rafael Henn e vice Andréia Valim tomam posse para novo mandato na Unisc
Saiba mais
Durante a 2ª Exposição de Protótipos: Praça Sustentável do Projeto Praça Stem: Science, Technology, Engineering and Mathematics da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), alunos do 5º ao 7º ano das escolas municipais Luiz Schroeder e Guido Herberts, de Santa Cruz do Sul, apresentaram maquetes funcionais desenvolvidas ao longo do segundo ano de atividade.
Publicidade
O Praça Stem é uma parceria da Unisc com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Mercur. A proposta tem como objetivo despertar nos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas o interesse pela área das exatas. O programa foi um dos escolhidos pelo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, para receber recursos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade