A implantação da tecnologia 5G no Brasil completou três anos nesse domingo, 6. Brasília foi a primeira cidade a contar com o serviço, em julho de 2022. Em seguida, a cobertura chegou às capitais estaduais e, gradualmente, se espalhou pelo país. Atualmente, o estado de São Paulo é o que possui a maior densidade de sinal, com mais de 10,2 mil antenas dessa tecnologia.
No Vale do Rio Pardo, conforme dados da Conexis Brasil Digital – sindicato das empresas de telecomunicações -, cinco municípios já contam com antenas que oferecem sinal 5G: Santa Cruz do Sul (17 antenas), Venâncio Aires (5), Rio Pardo (4), Vera Cruz (2) e Gramado Xavier (1).
LEIA MAIS: Sinal 5G está disponível em alguns pontos da área urbana de Santa Cruz, diz operadora
Publicidade
As operadoras que aparecem nos dados da Conexis como responsáveis pela oferta do serviço de telefonia móvel na região são, principalmente, Vivo e Tim, com destaque na cobertura. Também figuram as empresas Algar, Brisanet, Claro, Giga+, Lez! Telecom Ltda e Unifique Telecomunicações.
Em Santa Cruz, a maior parte das antenas, operadas pela Vivo e Tim, está instalada na área urbana, com exceção de uma unidade da Tim localizada na comunidade de Linha Pinheiral. Em Vera Cruz, a antena é operada pela Unifique Telecomunicações; em Venâncio Aires e Rio Pardo, pela Vivo; e em Gramado Xavier, pela Tim. As demais cidades da região ainda não possuem antenas 5G.

Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp
Publicidade
Desde março deste ano, usuários de smartphones conectados à internet móvel têm notado a presença do sinal 5G em alguns pontos da zona urbana de Santa Cruz. A tecnologia proporciona velocidades de conexão significativamente maiores, além de maior capacidade de rede em comparação com gerações anteriores, como o 4G.
Em setembro de 2023, a Anatel autorizou a instalação da quinta geração da telefonia móvel em cidades da região, como Santa Cruz, Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Novo Cabrais, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. No entanto, a autorização não significa que as redes 5G seriam instaladas imediatamente nessas localidades, como se observa: até o momento, apenas cinco cidades contam com as antenas.
Saiba mais
A tecnologia 5G oferece altas velocidades de conexão, baixa latência e capacidade para conectar múltiplos dispositivos simultaneamente. Isso abre caminho para avanços significativos em áreas como a indústria 4.0, telemedicina, agricultura de precisão e no mercado da Internet das Coisas (IoT).
Publicidade
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um dos principais desafios para a ampliação do 5G no Brasil é a ausência de legislação municipal que regulamente a instalação e uso das antenas, conforme previsto na Lei Geral das Antenas.
LEIA TAMBÉM: Anatel autoriza instalação do 5G em Santa Cruz e mais 15 municípios da região
Em abril de 2025, havia 450 cidades com legislação aprovada e com o 5G em funcionamento. Nesses municípios estão concentradas cerca de 85% de todas as estações 5G do país — aproximadamente 41 mil.
Publicidade
Por outro lado, 849 municípios ainda operam sem regulamentação adequada. Nesses locais, existem apenas 6,3 mil estações de 5G, o que representa 15% do total nacional.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade