Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

HISTÓRIA

Realização da primeira Fenaf completa 55 anos nesta sexta

Exatamente no dia da retomada da Oktober 2021, nesta sexta-feira, 15, transcorrem os 55 anos desde a abertura oficial da 1ª Festa Nacional do Fumo (Fenaf), em 15 de outubro de 1966. Antecessora da Oktoberfest, a Fenaf teve três edições, em 1966, 1972 e 1978. A pioneira ocorreu de 15 de outubro a 6 de novembro, com atividades concentradas no Pavilhão Central do então parque da Fenaf, o mesmo pavilhão central da atual Oktober. O evento contou inclusive com visita do presidente da República, Castelo Branco. Ele veio acompanhado do general Garrastazu Médici, que viria a ser o presidente de 1969 a 1974. E o encerramento teve a presença de Costa e Silva, por sua vez presidente do Brasil de 1967 a 1969.

A corte da 1ª Fenaf foi composta pela rainha Esther Matte e princesas Traudi Brenner, Carmencita Marinho, Marion Binz e Marilu Geske. Ela ocorreu durante o governo do prefeito Orlando Baumhardt e foi presidida por Arcadius Swarowsky. Só no primeiro fim de semana houve 70 mil visitantes, que lotaram os hotéis (o Charrua até foi construído em função da festa), e entre as atrações esteve o santa-cruzense Chiquinho do Acordeon.

LEIA TAMBÉM: Parque da Fenaf foi o primeiro campus da Unisc

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.