Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Rede estadual de Encruzilhada do Sul terá transporte escolar por programa do governo

Termo de adesão da prefeitura ao Peate foi assinado na terça-feira | Foto: Henrique Leite/Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) e o município de Encruzilhada do Sul assinaram nesta semana, o termo de adesão da prefeitura ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), em cerimônia realizada no gabinete do órgão estadual. Agora, todas as 18 cidades que integram a 6ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) fazem parte do programa. 

Na solenidade, a secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, relembrou o acréscimo no orçamento que o transporte escolar recebeu em 2022 e 2023. “A gente conseguiu um incremento de 30% no Peate, justamente para dar um repasse maior aos municípios”, explicou. 

Em 2023, ainda, ocorrerá um investimento de R$ 228 milhões no programa. No ano passado, foram R$ 209,1 milhões destinados ao Peate.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estado aumenta repasse do transporte escolar em 30%

 “O regime de colaboração não é só transporte. O Peate é uma das formas de enxergar a educação sob uma perspectiva de território”, destacou a secretária-adjunta. “A gente tem trabalhado no Alfabetiza Tchê e em diversos outros programas. No caso do Peate, a gente também quer que seja uma relação de ganha-ganha para todo mundo.”   

Na ocasião, o município de Encruzilhada do Sul esteve representado pelo prefeito Benito Fonseca Paschoal. Ele destacou a boa relação construída com o setor responsável pelo transporte escolar na educação. “A parceria com o governo do Estado levou a gente a tomar essa decisão de participar do Peate. A gente está fazendo isso pela colaboração que se tem”, pontuou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Secretaria da Educação divulga classificados no Banco de Cadastro Temporário; veja lista completa

Municípios da 6ª CRE aderem totalmente ao Peate 

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, participou do evento por videoconferência e comemorou a adesão de Encruzilhada do Sul, o único município que faltava sob a sua jurisdição. “Fica o reconhecimento, porque a CRE, que abrange os 18 municípios, está 100% no Peate. Tínhamos essa meta para alcançar até o fim do segundo semestre e, felizmente, conseguimos”, afirmou. 

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura a subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar, Janaína Audino; a coordenadora estadual do Peate, Lizete Portela; o diretor do Departamento de Articulação com os Municípios, Arlindo Lopes; e os servidores da Subsecretaria de Infraestrutura e Serviço Escolar, Marli Isabel e Eduardo Ramos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Classificatórias do Palco do Saber iniciam na próxima terça-feira

O Peate

O objetivo do Peate é transferir recursos financeiros diretamente aos municípios que realizam o transporte escolar de alunos da Educação Básica da rede pública estadual, residentes no meio rural. Com a adesão de Encruzilhada do Sul, o programa passa a atender a 466 dos 497 municípios do estado, beneficiando quase 69 mil estudantes. 

Para participar do Peate/RS, o município deverá se habilitar ao programa, mediante a assinatura de um termo de adesão, sem necessidade de qualquer outro acordo, contrato ou convênio. 

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.