Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SEGUNDO SEMESTRE

Rede estadual prepara retorno às aulas nesta quarta-feira

Foto: Alencar da Rosa

Diretora Janaína mostra que a aula é transmitida ao vivo para os estudantes em casa

As escolas da rede estadual de ensino se preparam para retornar às atividades nesta quarta-feira, 4, após o recesso. Conforme as novas orientações do Estado, nas escolas onde for possível obedecer ao distanciamento nas salas de aula está permitido o ensino 100% presencial todos os dias da semana. Nas que não puderem cumprir esse requisito, o modelo híbrido pode continuar.

De acordo com o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, a partir desta quarta, as escolas já podem receber os alunos novamente, seguindo todos os protocolos de distanciamento, incluindo o uso de máscara. Os municípios de Encruzilhada do Sul e Rio Pardo editaram novos decretos e agora também permitem aulas presenciais.

LEIA MAIS: Estado divulga calendário para o retorno das aulas presenciais

Ainda segundo Moura, o número exato de estudantes que retornará só será conhecido nesta quarta-feira, 4. No entanto, os contatos feitos pelas direções com as famílias dos estudantes que ainda estavam exclusivamente no modelo remoto indicam que um “significativo número de alunos” está voltando às salas de aula. Caso a escola não tenha espaço para acomodar toda a turma respeitando o distanciamento, esta poderá ser dividida em dois grupos, permanecendo então o modelo híbrido. Em relação ao transporte escolar, a organização cabe às prefeituras.

Em Santa Cruz uma das escolas que terá de realizar esse escalonamento é a Ernesto Alves. Conforme a diretora Janaína Venzon, a escola investiu em internet e equipamentos para que as aulas possam ser transmitidas on-line de forma síncrona para os alunos que estão em casa. Janaína salienta que o modelo híbrido dificulta o trabalho dos professores, que precisam atender os alunos em sala de aula e também os que estão em casa no mesmo período. Cerca de 85% dos estudantes da Ernesto Alves já haviam optado por retornar ao presencial.

Particulares

As escolas da rede particular retornaram nessa segunda-feira, 2, seguindo os mesmos moldes. Na Educar-se, segundo a diretora Valderez Kern, foi realizada uma campanha de incentivo às famílias para que os estudantes voltem ao presencial, de forma que quase 100% deles já retornaram. Ela acrescenta que os estudantes estão plenamente adaptados aos protocolos de segurança e sabem da importância de obedecê-los. No Colégio Mauá, de acordo com o vice-diretor Mártin Goldmeyer, a volta do recesso foi igualmente tranquila e sem grandes problemas, dentro do que era esperado pela direção da instituição.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.