Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ACIMA DOS 40 GRAUS

Região deve ter calor histórico neste fim de semana; procura por ar-condicionado cresce

Foto: Rafaelly Machado

Termômetro de rua marcou 43 graus na tarde dessa quarta-feira

Equipamentos como o ventilador e o ar-condicionado são opções para escapar do calorão que é tradicional no verão gaúcho. Nos últimos dias, então, com temperaturas acima de 35 graus, é quase impossível ficar em um ambiente sem um desses itens para ajudar a amenizar o clima estafante.

Se nessa quarta-feira, 12, os termômetros já marcavam mais de 40 graus, a previsão para o restante da semana é de dias ainda mais quentes. Segundo a MetSul Meteorologia, a máxima prevista para esta quinta é de 40 graus, para a sexta-feira, de 42, e para sábado, 43. No domingo, a temperatura deve chegar a 45 graus. É muito calor. Por isso, é preciso se hidratar bastante, consumir alimentos leves, usar protetor solar e saber como utilizar equipamentos como o ar-condicionado de forma correta.

LEIA MAIS: Defesa Civil de Santa Cruz emite alerta sobre onda de calor

Contraste: no Túnel Verde da Marechal Floriano, registro da temperatura era dez graus menor

O diretor da RS Uniar, Diego Puntel, destaca que a maior procura por equipamentos e também a busca por manutenção começam na segunda quinzena de outubro. Mas o trabalho da empresa se intensifica nesses períodos de previsões de temperatura elevada. “A procura está diretamente ligada à questão do aumento da temperatura. Nesse período, as vendas têm aumentado muito, mas também cresceu a procura por reparos de splits ou aparelhos convencionais centrais, porque as máquinas sem manutenção preventiva acabam tendo rendimento inferior, e isso impacta a climatização de ambientes.”

De acordo com Puntel, como a RS Uniar é especializada na área, o objetivo é sempre buscar soluções de climatização conforme a necessidade e o ambiente do cliente. “Nos ambientes residenciais, são muito usados o split Hi Wall e os equipamentos inverter, com a tecnologia de baixo consumo de energia. Para ambientes comerciais, também se utilizam os splits, porém com capacidades maiores e com maior ventilação para melhor distribuição em grandes ambientes”, observa.

Segundo o diretor da empresa, não há um limite de tempo para que o ar-condicionado permaneça ligado; porém, a temperatura ideal é de 22 a 24 graus. É essencial, além disso, atentar-se para a limpeza e a manutenção do equipamento. “A gente sugere fazer no mínimo duas manutenções preventivas ao ano, uma antes do verão e outra antes do inverno, sendo uma manutenção completa na unidade interna e uma verificação na unidade externa.”

LEIA MAIS: Onda de calor acima da média deve atingir o RS nesta semana; veja a previsão para Santa Cruz

Diego Puntel, diretor da RS Uniar, salienta que a limpeza deve ser feita mensalmente

Já a limpeza do filtro, de acordo com Puntel, deve ser feita conforme o ambiente. “Em alguns lugares tem mais poeira, em outros as pessoas têm animais de estimação e há pelo. O ideal é fazer a limpeza do filtro uma vez por mês, mas a manutenção completa com uma empresa especializada é no mínimo uma vez no ano.”

Economia é a palavra da vez na hora de escolher o modelo

Na Quero Quero da Rua Marechal Floriano, centro de Santa Cruz, o ápice das vendas de ar-condicionado acontece em janeiro. “O fluxo maior começa em dezembro e se estende até final de fevereiro e março. Depende muito do calor, mas o período mais forte é janeiro”, comenta o consultor de vendas Douglas de Sá. 

Muitas pessoas, porém, optam por comprar ventiladores. “Financeiramente, algumas pessoas estão precisando economizar. Então, está saindo muito ventilador.” Segundo o vendedor, a busca maior é por aparelhos mais potentes e silenciosos. 

O modelo inverter, que é uma opção mais econômica de ar-condicionado, também é bastante procurado na Quero Quero. “Cada fabricante trabalha com uma porcentagem de economia. Eu troquei o meu particular e deu bastante diferença, com mais tempo de uso e menor gasto de energia”, relata Douglas.

Os produtos que oferecem mais economia são bastante procurados na Quero Quero

LEIA TAMBÉM: Mais três municípios decretam situação de emergência na região

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.