Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CENSO 2022

Região tem 217,9 mil domicílios particulares; veja os dados do IBGE

Foto: Rafaelly Machado

Região tem 217,9 mil domicílios particulares; veja os dados do IBGE

O município de Santa Cruz do Sul tinha 31,26% das edificações em construção no Vale do Rio Pardo, totalizando 1.257 unidades na data-base da coleta dos dados

Os 28 municípios da região do Vale do Rio Pardo têm 217.976 domicílios particulares, 242 coletivos, 29.287 estabelecimentos agropecuários, 805 locais de ensino e 710 unidades de saúde. Também há 4.020 edificações em construção, 961 estabelecimentos religiosos e 24.548 pontos classificados como de outras finalidades. Os dados fazem parte das coordenadas geográficas das espécies de endereços do Censo 2022, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pela primeira vez o instituto captou esse tipo de informação para todos os domicílios do País. No Censo Agropecuário de 2017, o IBGE já havia realizado essa captação na área rural, referente aos estabelecimentos agropecuários. Durante a operação censitária de 2022, essas coordenadas serviram para monitorar o trabalho dos recenseadores e acompanhar a evolução da coleta.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Os dados agora estão à disposição das três esferas de governo, além de empresas, ONGs e instituições acadêmicas. Com as coordenadas, órgãos governamentais podem contabilizar com precisão os domicílios expostos a riscos de enchentes e deslizamentos, enquanto as empresas podem refinar suas estratégias comerciais, por exemplo.

Santa Cruz do Sul conta com 28% do total de domicílios particulares de toda a região e 44,2% dos coletivos. Candelária se destaca no número de estabelecimentos agropecuários, com 17,5% do total da região, seguido por Santa Cruz do Sul (7,63%) e Venâncio Aires (7,58%). Ainda em relação aos números da região, a Capital do Tabaco conta com 18,13% dos estabelecimentos de ensino, 24,36% das unidades de saúde, 31,26% das edificações em construção, 18,1% dos locais religiosos e 28,16% dos pontos com outras finalidades.

Os dados do Censo Demográfico têm a data de 1º de agosto de 2022 como referência. O resultado de todo esse trabalho integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), a base de endereços usada pelo IBGE não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

Publicidade

Fonte: IBGE

LEIA TAMBÉM: Migração, natalidade e pandemia: fatores que influenciaram o Censo 2022

Informações servem para identificar a realidade

As coordenadas dos endereços podem ser utilizadas juntamente a outras bases de dados, como as áreas de risco identificadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). “Por meio de filtros espaciais, conseguimos saber quantos domicílios particulares estão dentro de áreas de impacto ou suscetíveis, bem como os estabelecimentos de outras finalidades, como os de saúde e edificações em construção também”, explica o gerente do Cadastro de Endereços do IBGE, Eduardo Baptista.

As coordenadas geográficas podem ser consultadas por espécie de endereço. “Temos a latitude, a longitude e o código da espécie, ou seja, a finalidade de uso de endereço. Assim, o usuário vai saber se aquele ponto representado é um domicílio particular ou coletivo, se é um estabelecimento agropecuário, de saúde ou de ensino”, detalha Eduardo. As coordenadas geográficas já podem ser visualizadas na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul tem mais mulheres do que homens, diz IBGE

O Censo 2022 registrou 111,1 milhões de coordenadas em todo o País, que localizam várias espécies (finalidades de uso) de endereços, das quais 81,5% (ou 90,6 milhões) são domicílios particulares e 0,1% (ou 104,5 mil) coletivos. A pesquisa também registrou as coordenadas de 11,7 milhões (ou 10,5% do total de endereços) de estabelecimentos de outras finalidades (lojas, bancos, prédios públicos e shoppings, entre outros), além de 264,4 mil estabelecimentos de ensino, 247,5 mil estabelecimentos de saúde, 579,8 mil estabelecimentos religiosos e 3,5 milhões de edificações em construção ou reforma.

O gerente do Cadastro de Endereços do IBGE informou que cada coordenada geográfica se refere a uma espécie de endereço. “Cada endereço tem uma coordenada. Se em um mesmo local há duas espécies de endereços, como um domicílio particular e um estabelecimento agropecuário, então esse mesmo endereço terá dois pares de coordenadas, com dois registros diferentes no arquivo do produto.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: População parda cresce em 20 municípios da região

Coleta digital permite captação das coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas dos endereços foram coletadas pelos mais de 180 mil recenseadores que trabalharam no Censo Demográfico 2022, por meio dos seus dispositivos móveis de coleta (DMC). “Essas coordenadas eram coletadas durante a confirmação ou inclusão de endereços no cadastro do IBGE. O recenseador, durante o percurso no setor censitário, encontrava o endereço em uma lista prévia que já estava carregada no DMC. Ele confirmava aqueles que já existiam e estavam na lista e incluía os que não estavam. Após a inclusão ou confirmação de um endereço, o aplicativo do DMC registrava a coordenada geográfica daquela unidade visitada”, explica Eduardo Baptista.

Ele conta também como essa coleta de latitude e longitude em campo era utilizada para supervisionar o trabalho do recenseador. “Durante a realização da entrevista, quando o questionário era aberto, o aplicativo coletava automaticamente, de forma transparente, algumas coordenadas geográficas com intervalo específico de tempo, de modo que o supervisor pudesse conferir se aquela entrevista foi realizada no local correto”, completa o gerente.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: População com mais de 65 anos supera a média do Estado em 20 municípios

Nas divulgações do CNEFE, os dados são relacionados apenas aos endereços, respeitando o sigilo estatístico. “Neste produto, estamos divulgando apenas as coordenadas com o código da Unidade Federativa e o código do município, recorte geográfico máximo que o IBGE tem divulgado até o momento”, diz. Na próxima divulgação haverá a inclusão de outros dados.

A pesquisa

O Censo Demográfico é a mais completa operação estatística realizada no País, indo a todos os domicílios dos 5.570 municípios brasileiros e coletando as coordenadas geográficas das espécies de endereços visitadas pelos recenseadores. Os dados podem ser visualizados na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022.

Com informações da assessoria do IBGE

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.