Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRIBUNA

Reuniões do Legislativo mais objetivas

A principal bandeira do presidente da Câmara de Santa Cruz, Rodrigo Rabuske (PTB), foi concretizada esta semana, quando apresentou a reforma do Regimento Interno. A proposta elaborada por uma comissão de vereadores tem como um dos focos tornar as reuniões mais objetivas. O texto extingue os espaços de discussão da pauta e de explicações pessoais e funde o pequeno e o grande expediente: ao invés de sete pronunciamentos de cinco minutos e três de dez minutos, serão dez pronunciamentos de cinco minutos por sessão.

Vai sair

Outra novidade é a regulamentação da Tribuna Popular, que por duas vezes nos último cinco anos foi rejeitada pelos vereadores no plenário – a última vez, já na atual legislatura. Pela proposta, o espaço será aberto na primeira sessão de cada mês. A ocupação, porém, será restrita a representantes de pessoas jurídicas constituídas há pelo menos um ano. Serão no máximo dois pronunciamentos por vez e a inscrição precisará ser feita até a sessão anterior, quando o interessado terá de informar o assunto que precisa abordar e assinar um termo de responsabilidade.

Não abusa

Também foi incluída na reforma uma limitação no número de proposições de concessões de honraria. Cada vereador poderá fazer apenas duas homenagens por legislatura.

Publicidade

Alinhado

Além de ter lançado oficialmente as pré-candidaturas do ex-prefeito de Venâncio Aires Airton Artus a deputado estadual e do suplente de vereador em Santa Cruz Felipe Esposito a deputado federal, a reunião do PDT nessa semana, que contou com mais de 300 pessoas, consolidou o alinhamento da sigla com o governo Helena. O vice-prefeito Elstor Desbessell esteve presente e agradeceu o apoio da legenda na Câmara. Além disso, pessoas da equipe de Elstor que estavam no PL assinaram a sua ficha de filiação.

Olho na frente

Prestes a lançar a licitação da primeira etapa da obra de duplicação do trecho urbano da BR-471, o Palacinho já se articula na busca de recursos para a segunda etapa, que será maior e mais cara – envolve a extensão do trevo do Bom Jesus até o Distrito Industrial. O governo, que quer fazer da obra o seu cartão de visita, já tem conversas sobre financiamentos com três bancos públicos – Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES.

VEJA MAIS TEXTOS DO COLUNISTA PEDRO GARCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.