Uma operação da Patrulha Ambiental resultou na apreensão de 60 galos índios usados em rinhas e na constatação de desmatamento ilegal em uma propriedade rural localizada em Arroio do Tigre, na região Centro-Serra. A ação aconteceu nesta terça-feira, 13, durante a Operação Força Verde.
A fiscalização foi motivada por um alerta do sistema MapBiomas e por demanda do Ministério Público (MP). No local, foi verificada a supressão de aproximadamente 2 hectares de vegetação nativa, em estágio médio de regeneração. Segundo a patrulha, nenhuma autorização ambiental para a intervenção foi apresentada. Durante a vistoria, os agentes foram acompanhados por um funcionário do proprietário do local, que não se encontrava presente no momento da fiscalização.
LEIA TAMBÉM: Motorista morre após caminhão cair em ribanceira em Candelária
Publicidade

Além do desmatamento, a equipe descobriu estruturas e equipamentos usados para a prática de rinha de galos, configurando crime de maus-tratos. Foram encontrados 60 galos da raça indiana, mantidos em condições inadequadas – alguns com mutilações e sem esporas -, além de baias de confinamento, transportadores, biqueiras, medicamentos veterinários, esporas artificiais, uma balança digital e uma arena montada para combates, que foi destruída no local.
Uma notificação foi entregue ao funcionário para que seja apresentado um laudo veterinário dos animais. A arena foi inutilizada durante a fiscalização. A ocorrência foi registrada para que o Poder Judiciário dê continuidade às investigações, bem como identifique o responsável pelo crime.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!