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SANTA CRUZ

Rota de Santa Maria e Prefeitura alinham alterações no projeto de duplicação da RSC-287

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Reunião foi realizada nesta quarta-feira

Em reunião na manhã desta quarta-feira, 15, foram apresentadas duas soluções a problemas apontados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul no projeto de duplicação da RSC-287. Enquanto um dos pontos trata do trecho entre os quilômetros 96 e 98 da rodovia, o outro busca adequar o plano inicial à realidade atual da mobilidade do município. Ambas as propostas foram elaboradas em conjunto pelas equipes técnicas da Rota de Santa Maria e do Município.

O primeiro trecho a receber alterações fica entre os quilômetros 96 e 98 da rodovia, onde se dá o enlace da RSC-287 com a Estrada Travessa Dona Leopoldina e Linha Áustria. Neste local, foi idealizada a construção de uma variante ao traçado atual da 287, menos sinuoso, garantindo mais segurança aos deslocamentos pela via. A mudança permitirá a conexão das localidades com a rodovia e também oferece uma alternativa de deslocamento dos moradores de Linha Santa Cruz até a cidade. A iniciativa também prevê a municipalização do trecho antigo.

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A prefeita Helena Hermany, presente na reunião, ficou bastante satisfeita com a solução apresentada. Ela destacou que a localidade de Linha Santa Cruz vem crescendo muito, o que se reflete em maior fluxo de veículos. Com a nova rota, será possível se deslocar pela Linha Áustria, entrando pela Dona Leopoldina e descendo pela estrada Bruno Pritsch, assim chegando de Linha Santa Cruz ao Bairro Arroio Grande e ao Distrito Industrial. “Essa proposta desafoga o trânsito no centro e é fundamental para que nosso projeto de Mobilidade Urbana, o Mobiliza Santa Cruz, tenha êxito”, avaliou.

A segunda modificação no projeto altera o trecho da estrada que se conecta à Avenida Independência e à estrada para Rio Pardinho. O diretor-geral da Rota de Santa Maria, Renato Ribeiro Bortoletti, destacou que a modificação busca adequar o estudo inicial, que é de 2018, com a realidade de desenvolvimento em que o município se encontra atualmente. “O projeto original trazia muitas desapropriações que hoje já não são mais viáveis, pelo elevado crescimento industrial no entorno da rodovia”, analisou.

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De acordo com Bortoletti, a Prefeitura buscou a concessionária para a criação de uma alternativa que compreenda essa nova realidade e esteja alinhada com a duplicação da BR-471. Ele salienta que todo o trabalho está sendo feito com o objetivo de garantir a mobilidade dos usuários da rodovia federal e da RSC-287. O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, considerou as alterações apresentadas bastante apropriadas. “São propostas que trarão maior fluidez ao tráfego e uma melhor integração da rodovia com o trânsito da nossa cidade”, afirmou.

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