Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

saúde

Saiba o que fazer com os medicamentos sem uso ou com prazo de validade vencido

Não é incomum a situação de comprar determinado medicamento e não utilizar todo o conteúdo da embalagem, seja por não haver necessidade, ineficácia ou alergia ao princípio ativo.

Com isso, muitas pessoas têm em casa uma gaveta lotada de remédios sem uso e até mesmo fora do prazo de validade, e não sabem o que fazer com eles. Nesses casos, a orientação da Secretaria Municipal
da Saúde de Santa Cruz do Sul é levar os produtos até uma farmácia, seja ela municipal ou privada, para que os profissionais façam o descarte.

Esses estabelecimentos possuem contratos com empresas que fazem a coleta e gerenciamento desses resíduos para o local correto. Ao colocar medicamentos no lixo doméstico, existe a possibilidade de que outras pessoas tenham acesso e os consumam de forma inadequada e inadvertida. Isso pode levar a casos de intoxicação e reações adversas.

Mesmo que estejam dentro da validade, a doação não é recomendada, pois não há como saber se os remédios foram acondicionados adequadamente e, dessa maneira, garantir a sua eficácia.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.