A inteligência artificial não é considerada mais uma tendência distante, ela faz parte da vida dos seres humanos, moldando decisões e comportamentos. Foi com essa premissa que o professor, palestrante e roboticista Gil Giardelli apresentou a palestra O encontro da Inteligência Artificial com a Inteligência Humana na manhã dessa terça-feira, 1º, na Tap’s Eventos, em Santa Cruz do Sul.
A atividade contou com mais de 200 pessoas e foi realizada pelo Grupo Foco, com apoio da Gazeta Grupo de Comunicações. Buscando apresentar tecnologias e inovações aos participantes, Giardelli abordou diferentes assuntos, como o início das tecnologias no meio social e a educação de alto impacto. Segundo ele, o conhecimento está disponível para todos, mas como não é possível compreender tudo o que acontece no mundo, a sociedade precisa das inteligências artificiais.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz abre processos seletivos para diversos cargos; veja
Publicidade
De acordo com ele, índices apontam que a atual sociedade vive a maior janela de prosperidade dos últimos cem anos. “O debate é como levar isso para a humanidade, com novas formas de trabalhar, empreender e educar”, disse o especialista em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. Porém, a inteligência artificial não deve substituir a inteligência humana, somente facilitar o processo de criação de trabalhos, conforme Giardelli.
Mostrando tecnologias já utilizadas em empresas e instituições de ensino, ele afirmou que todas as profissões estão sendo impactadas pelas inovações. Trabalhos repetitivos devem ser substituídos por máquinas, mas o especialista vê esse novo cenário com bons olhos.
“A gente chama de desemprego tecnológico. Sempre vem uma nova onda com outros empregos, outros salários e outras formas de pensar o mundo”, explicou. Além de apresentar novas tecnologias em vídeo, o especialista também fez uma demonstração com um robô para os participantes.
Publicidade
Inovação não pode esquecer do esforço humano
A partir de sua palestra, Gil Giardelli acredita que as pessoas abrem os olhos para as mudanças que a sociedade vive, com inteligência e novas oportunidades. Ele prevê ainda que as indústrias e os negócios devem se reformular para os novos tempos. “É um mundo de oportunidades, mas de muito trabalho também”, destacou.
A presidente do Grupo Foco, Áurea Binz, acredita que o maior impacto trazido por Giardelli é a necessidade de utilização da inovação, mas sem esquecer do esforço humano. Ela ressalta que é preciso cuidar das pessoas, para que a tecnologia seja usada da melhor forma. “Um dos maiores pontos agora é termos mais união do poder público com o privado para deixarmos um legado para o futuro que estamos construindo”, disse. (*Colaborou John Kaercher Machado)
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade