Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Saiba o significado da estátua instalada na Praça Getúlio Vargas em frente ao Colégio São Luís

Foto: Banco de Imagens

Monumento foi erguido em 1974. A placa de bronze sumiu

No próximo domingo, 12, o Brasil comemora o Dia das Mães, conforme decreto do presidente Getúlio Vargas, de maio de 1932. Em nossa cidade, há 50 anos, existe um monumento em homenagem a elas, iniciativa dos Rotary Clubs Santa Cruz e Santa Cruz Oeste. As duas entidades dedicaram os primeiros meses de 1974 à arrecadação de verbas para o projeto. Em abril, comissões passaram a visitar as escolas para envolver os estudantes. Os coordenadores da campanha, Amyr Rockenbach e Carlitos Kaempf, explicaram que o objetivo era fazer com que os jovens colaborassem de forma simbólica, mas, sobretudo, que refletissem sobre a importância de valorizarem suas mães e famílias.

A Prefeitura de Santa Cruz somou-se à iniciativa, permitindo a instalação na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Colégio São Luís. Além disso, construiu a plataforma e o pedestal do monumento. Rotarys de Porto Alegre e de Lagoa Vermelha também colaboraram.

Gazeta do Sul apoiou a campanha e destacou a inauguração | Foto:
Reprodução/Rafaelly Machado

A estátua de bronze, da mãe amamentando seu filho, foi confeccionada em Caxias do Sul, pela fundição Abramo Eberle, e deveria ser inaugurada no dia 12 de maio de 1974. Mas, dez dias antes, a firma comunicou que não poderia cumprir o prazo de entrega. Com isso, a solenidade foi transferida para 14 de julho, domingo pela manhã. O ato reuniu grande público, incluindo o governador distrital do Rotary, Sérgio Mazzali, e representantes de clubes da região.

Publicidade

A placa inaugural foi descerrada pelo prefeito Elemar Gruendling e, em nome dos dois clubes, falou o professor Hardy Elmiro Martin. Junto ao pedestal, foi enterrada uma urna com a lista dos que colaboraram com o projeto, o jornal Gazeta do Sul, com as reportagens sobre o assunto; dados estatísticos do municipio e moedas da época.

Na correria do dia a dia, poucos param para admirar o belo monumento. A placa de bronze desapareceu e a estátua carece de uma limpeza, para recuperar a cor original. O piso da plataforma também necessita de melhorias.

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.