Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Novidade

Santa Cruz agora tem aplicativo para quem anda de ônibus; saiba como usar

Quem anda de ônibus urbano em Santa Cruz do Sul agora tem à disposição uma ferramenta gratuita que garante acesso a informações referentes a itinerários e horários das linhas em tempo real. Trata-se do aplicativo de celular Moovit, lançado pela Prefeitura nesta quinta-feira, 31.

A implantação do aplicativo estava prevista no contrato assinado em dezembro com o Consórcio TCS, operador do transporte coletivo no município. Na ferramenta, que já está disponível para baixar em iPhone, Android e web app, é possível planejar uma rota, informando a origem e o destino, bem como saber qual a parada mais próxima de onde o usuário está, as linhas que passam por ali e a previsão de chegada do próximo coletivo. As informações disponíveis são as oficiais do próprio consórcio.

“É uma ferramenta que chega para facilitar a vida das pessoas, para dar mais conforto, comodidade e segurança. O cidadão vai poder se planejar melhor, saber em quanto tempo o ônibus vai chegar até ele, em que parada ele se encontra, quantas paradas faltam, enfim, é sem dúvida, um avanço”, disse o secretário municipal de Transportes, Gerson Vargas. Alguns dos recursos estarão disponíveis também no site do consórcio. Desenvolvido em Israel em 2012, o Moovit está presente em mil cidades de 75 países – incluindo 100 regiões no Brasil – e possui mais de 5 milhões de pontos cadastrados.

O aplicativo pode ser baixado no Google Play para sistema operacional Android e no App Store para IoS. 

O QUE O APLICATIVO OFERECE

1) Planejamento de viagem – É possível saber qual linha é preciso pegar para ir de um ponto a outro da cidade. Basta informar a origem e o destino e o aplicativo aponta as possibilidades de rota, incluindo a estação para onde o usuário deve se deslocar, o tempo de espera e a parada onde deve descer. É possível inclusive conferir a localização dos ônibus em tempo real, já que todos os veículos em circulação na cidade estão equipados com GPS.

2) Estações – A partir da localização do usuário, é possível saber qual a parada mais próxima, quais as linhas que passam por ali e quanto tempo falta para cada ônibus chegar.

3) Linhas – Também é possível pesquisar por linhas: o aplicativo informa os itinerários completos e o horário previsto para o ônibus passar em cada estação.

4) QR Code – Em breve, vão ser instaladas em todas paradas códigos individuais. Assim, será possível fazer a leitura e ter acesso às linhas que atendem esse ponto e quais os próximos horários, com informações em tempo real.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.