Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

Santa Cruz dá início à Semana Lixo Zero com ações de educação ambiental

Ações abertas ao público e também internas, junto a instituições parceiras, integram a programação da Semana Lixo Zero

Ações abertas ao público e também internas, junto a instituições parceiras, integram a programação da Semana Lixo Zero

Com uma série de ações voltadas à conscientização ambiental, a 7ª Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul promete trazer à tona reflexões importantes. Com o tema Territórios Lixo Zero: cuidar do lugar é transformar o mundo, a programação, que segue até o próximo domingo, 26, prevê uma série de atividades abertas ao público e também internas, junto a instituições parceiras.

Durante a cerimônia de abertura, na tarde dessa segunda-feira, 20, no Palacinho da Praça da Bandeira, a engenheira ambiental e embaixadora do Instituto Lixo Zero, Débora Leonhardt da Silva, destacou o início do movimento no município, em 2019. “Hoje já são mais de 80 pessoas e instituições engajadas. São ações e debates que transformam comunidades inteiras. Que possamos fortalecer o propósito e criar uma cidade mais consciente, circular e sustentável.”

LEIA TAMBÉM: Mutirão recolhe quase meia tonelada de lixo em região do Bairro Várzea

Publicidade

Já a voluntária Karin Kulpa lembrou da lei 9347/2023, que instituiu a iniciativa em Santa Cruz, “fruto de uma batalha de todos os envolvidos”. “O lixo não é aquilo que some depois que sai da minha casa. Precisamos levar conhecimento e inspiração. Primeiro fazer a nossa parte para depois cobrar o próximo.”
Em seguida, a engenheira civil, doutora em Tecnologia Ambiental, Camila Crauss, apresentou o case Plantar Juntos, exemplo de agricultura urbana e cuidado com o território, conectando produção local, compostagem e educação ambiental.

Karin Kulpa, voluntária: “O lixo não é aquilo que some depois que sai da minha casa. Precisamos levar conhecimento e inspiração. Primeiro fazer a nossa parte para depois cobrar o próximo.”

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, a programação é uma grande oportunidade para repensar a relação com o meio ambiente, o território, a comunidade e a cidade. “Não é apenas reduzir o lixo ou praticar a seleção. Convido todas as pessoas aqui presentes e a comunidade para abraçarem essa causa com entusiasmo e determinação.”

LEIA TAMBÉM: Instituto instala jardim filtrante para melhorar qualidade da água em arroio de Santa Cruz

Publicidade

O prefeito Sérgio Moraes lembrou das ações de limpeza de sangas e arroios realizadas recentemente e o quanto o descarte irregular de resíduos prejudica os moradores, de maneira geral.

“É impressionante a quantidade de lixo encontrado. Às vezes precisamos abrir uma rua inteira, cortar o asfalto para trocar uma tubulação, e vemos que há garrafas pet e sacolas plásticas atravessadas que, junto ao acúmulo de terra, obstruem as passagem”, explicou. “Quando chega a chuva, está tudo trancado. Precisamos resolver isso, educar as pessoas, focando principalmente nas crianças.”

Eco Talks

As atividades da 7ª Semana Lixo Zero de hoje já começam pela manhã. A partir das 8h30, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), alunos poderão participar de um evento pensado especialmente para o público jovem.

Publicidade

Com o propósito de inspirar atitudes e fortalecer o protagonismo na construção de um futuro mais sustentável, o EcoTalks Jovem e o Clima vai proporcionar reflexões sobre como olhares e ações locais podem causar transformações globais.

LEIA TAMBÉM: Após obras da Corsan, moradores do Bom Jesus reclamam da situação das ruas

Na ocasião, os estudantes Sophia Maia, da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado, e Davi Ferreira, da Escola Estadual São Rafael, de Cruzeiro do Sul, compartilharão suas vivências. O EcoTalks busca inspirar e estimular novas formas de pensar e agir frente à crise climática, conectando a juventude local às discussões globais sobre sustentabilidade.

Publicidade

Para saber

A iniciativa tem apoio do Sebrae RS, Escola de Educação Básica Educar-se, Sicredi Vale do Rio Pardo e Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc). A programação completa da Semana Lixo Zero pode ser conferida no Instagram, no perfil @lixozeroscs.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.