Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM 2025

Santa Cruz já registra 47 casos de dengue; ações de combate são intensificadas

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

Santa Cruz do Sul já conta com 47 casos confirmados de dengue, com os principais focos da doença localizados nos bairros Arroio Grande, Centro, Dona Carlota, Faxinal Menino Deus e Santa Vitória. Conforme o Levantamento Rápido para Índices de Aedes aegypti (LIRa), o município está enfrentando um dos índices de infestação mais altos dos últimos anos, com 12,4, superior ao de 9,6 registrado no mesmo período do ano passado.

Conforme a supervisora de endemias do setor de Vigilância e Ações em Saúde, Diana Laura Faber, o levantamento foi realizado entre os dias 17 e 27 de fevereiro, com a vistoria de 2.482 imóveis e a coleta de 389 amostras positivas para o Aedes aegypti. Os bairros com os índices mais elevados foram o Centro, Margarida e Bonfim.

LEIA MAIS: Santa Cruz apresenta alto risco de infestação pelo mosquito da dengue

Publicidade

Para combater a proliferação do mosquito, a prefeitura tem intensificado ações preventivas, como visitas domiciliares para orientar a população sobre a eliminação de focos de água parada, principal criadouro do Aedes aegypti. Além disso, escolas têm recebido o programa “Quintal da Dengue”, que busca conscientizar as crianças e famílias sobre os cuidados necessários.

Diana também alertou para o aumento da proliferação do mosquito no verão, devido à combinação de calor e chuvas, condições ideais para o ciclo de vida do mosquito. Além de piscinas, os principais focos encontrados pela equipe de endemia são em drenos de ar-condicionado, pratos de vasos de plantas e ralos, onde a água parada favorece a reprodução do mosquito.

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul registra queda de 81,8% nos casos de dengue em 2025

Publicidade

A supervisora ainda destacou que, embora a equipe de endemia esteja realizando um trabalho eficaz, o número de agentes é insuficiente. O município conta atualmente com apenas 20 agentes, enquanto o ideal seria 70 para cobrir toda a cidade de forma eficiente.

*Colaboraram Lucas Malheiros, Carina Weber e Marcio Souza

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.