Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPORTUNIDADE

Santa Cruz passa a contar com Parque de Inovação

Está marcada para as 9 horas desta terça-feira, 29, a solenidade de inauguração do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia. Instalado no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, o complexo representa um marco em torno da diversificação econômica.

Com capacidade para acomodar até 40 empresas e empreendimentos de inovação e tecnologia de diversos segmentos, a estrutura ocupa uma área de 2 mil metros quadrados. O projeto foi anunciado em abril deste ano e tem como objetivo tornar Santa Cruz do Sul uma referência regional e estadual no apoio ao desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras, possibilitado um espaço de network entre empresas consolidadas, instituições de ensino, poder público, entidades empresariais, sistema S e principalmente startups.

LEIA MAIS: Gauten é o nome escolhido para o Parque de Inovação e Tecnologia

Publicidade

Fruto de um investimento na ordem dos R$ 5 milhões, a estrutura foi criada visando atender às diferentes demandas dos empreendimentos instalados. Dividido em três espaços, o complexo contará também com a presença de agentes de fomento, como Banco do Povo e Balcão do Empreendedor.

Haverá uma área voltada para empresas. Uma unidade será destinada a startups que estão iniciando suas atividades e demandam menor estrutura. Em um prédio anexo, existem pelo menos 20 salas direcionadas aos empreendimentos já consolidados. Completando o conjunto, foi instalado o coworking.

Além das adequações físicas, a implantação do Gauten também demandou a criação de uma lei específica, que foi votada e aprovada pela Câmara de Vereadores. De acordo com o texto da lei 9.076, de 21 de setembro de 2022, trata-se de um “espaço comunitário destinado para pessoas físicas e jurídicas, donos de negócios digitais ou que tenham uma ideia de negócio inovador ou tecnológico, principalmente os que estão em fase inicial de atividade”.

Publicidade

Prédio passou por reforma e terá capacidade para abrigar até 40 empreendimentos

A implantação do parque é considerada estratégica para fomentar o desenvolvimento e também estimular o setor de tecnologia, representando uma oportunidade para a diversificação econômica. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, atualmente as empresas dessa área aparecem entre as maiores pagadoras de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

LEIA TAMBÉM: Parque de inovação tecnológica terá lei específica

O nome

O nome escolhido para o Parque de Inovação e Tecnologia tem referências históricas e culturais, que evidenciam as origens de Santa Cruz do Sul. Em alemão, Gauten remete a uma tribo germânica composta por vários grupos e clãs com diversos líderes, que habitou parte da atual Gotalândia, na Suécia. É um comparativo com o ambiente da proposta do parque de inovação e tecnologia, que reunirá empreendimentos de diferentes setores no mesmo espaço físico. A logomarca escolhida traz a característica de um dos principais símbolos da cidade, a Catedral São João Batista.

Publicidade

A quem se destina

  • Empresas de tecnologia.
  • Empresas em geral que utilizem inovação em seu modelo de negócio.
  • Empresas que queiram utilizar o espaço para instalação de unidade/setor de tecnologia/inovação.
  • Empresas que tenham como propósito desenvolver projetos alinhados com os objetivos do local.
  • Instituições de ensino.
  • Entidades de classe voltadas ao empreendedorismo ou inovação
  • Sistema “S”

LEIA TAMBÉM: Parque de Inovação e Tecnologia deve começar a receber empresas em outubro

Objetivos

  • Promover a cultura da inovação, competitividade e capacitação empresarial, com vista ao incremento da geração de emprego e riqueza.
  • Agregar empresas inovadoras e/ou de base tecnológica e instituições de pesquisa e desenvolvimento, de natureza pública ou privada, com ou sem vínculo entre si.
  • Incentivar interação entre as empresas inovadoras ou de base tecnológica, instituições dedicadas ao ensino, pesquisa científica, tecnológica ou à inovação e às incubadoras de empresas com atividades intensivas em ciência, tecnologia e inovação.
  • Contribuir com o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica nas atividades produtivas das empresas instaladas.
  • Apoiar empresas que desenvolvam produto, processo ou serviço inovadores.
  • Propiciar o fortalecimento econômico e social do Município de Santa Cruz do Sul, por meio da atração de investimentos em atividades intensivas voltadas à ciência, tecnologia e inovação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.