A demanda crescente na área da educação municipal de Santa Cruz do Sul tem exigido atenção especial nos últimos anos, impulsionando novos investimentos e a reforma ou ampliação de espaços escolares já consolidados. A secretária de Educação, Jane Sabin, destaca que as principais obras e melhorias estão previstas para ocorrer a partir de 2026.
Uma das regiões que mais chama a atenção da pasta é Linha João Alves, que registra crescimento urbano acelerado. “Pensamos na construção de uma nova Emef [Escola Municipal de Ensino Fundamental] em virtude da abertura de loteamentos”, explicou Jane Sabin em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, nesta sexta-feira, 15. Em maio deste ano, foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) João Alves com capacidade para atender 132 crianças de 0 a 6 anos.
LEIA TAMBÉM: Emei João Alves é inaugurada
Publicidade
A secretária de Educação ressaltou que Linha Santa Cruz e o Bairro Arroio Grande também merecem atenção, devido à limitação de vagas nas escolas existentes, já que as famílias têm buscado manter os filhos mais próximos de casa.
Outra área que receberá investimentos é o Loteamento Mãe de Deus, que já conta com terreno e projeto arquitetônico para a construção de uma escola. “Gostaríamos de fazer essa licitação até o fim do ano”, afirmou a secretária.
LEIA TAMBÉM: Governo do Estado conclui obras em escolas de Santa Cruz e Vera Cruz
Publicidade
Também está prevista a licitação para melhorias na Emei Vovô Albino, que deve voltar a atender no antigo endereço – atualmente, a unidade funciona em um prédio próximo à Emei Vovô Arlindo. “Eles [alunos] precisam voltar para a região deles, que é mais próxima do bairro.”
O Loteamento Santa Maria 2 terá uma nova Emei, com recursos do governo federal. “A parte de terraplenagem, estrutura e muro fica a cargo do município, por isso nossos engenheiros já estão trabalhando nisso”, ressaltou Jane.
LEIA TAMBÉM: Projeto de novo loteamento prevê escola de educação infantil e centro ocupacional
Publicidade
A Emei Aliança, que chegou a ter a demolição cogitada, será reformada. Atualmente, ela encontra-se interditada desde setembro de 2023. “Se necessário, vamos demolir apenas a parte que cedeu e reconstruir as demais”. O local recebeu a ampliação de duas salas. Os problemas na estrutura foram causados por movimentações no terreno e dilatação de materiais, gerado rachaduras no prédio.
A expectativa da Secretaria de Educação é iniciar a maior parte das melhorias a partir do próximo ano, com exceção da Emei Aliança, cuja reforma deve começar ainda este ano, para que o ano letivo seguinte já seja iniciado no educandário reformado. A Emef São Canísio também deve passar por ampliação para melhor atender alunos e funcionários.
Ouça a entrevista na íntegra
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!