O secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Fabiano Dupont, termina novembro com uma condecoração mais do que especial. O município é o único do Estado a receber, neste ano, a certificação da eliminação da transmissão vertical (TV) de HIV e Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. A TV é quando a doença passa da mãe para o filho na gestação, no parto ou pela lactação. Foram levados em consideração dados de 2021 e 2022. Foram confirmadas taxas zero na TV para o HIV, nos dois anos, e 6,21 na incidência de sífilis congênita.
Esses dados qualificaram para passar pelo processo de certificação, que levou praticamente um ano, En novembro, a certificação foi aprovada pela Comissão Nacional de Validação. O Brasil assumiu compromisso diante da Opas e OMS de promover melhorias para eliminar a TV do HIV, sífilis, hepatite B e doença de Chagas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ação de conscientização de combate à Aids acontece neste domingo em Santa Cruz
A prefeita Helena Hermany (PP) comemorou o resultado, destacando representar o comprometimento, em especial, dos servidores da saúde pública de Santa Cruz do Sul. “Caminhamos a passos largos para a erradicação dessas doenças! Esta certificação trará muitos benefícios para a saúde do nosso município”, reforçou. Acrescentou o fato de que apenas 60 municípios foram premidos no Brasil, sendo Santa Cruz o único do Rio Grande do Sul, neste ano.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙