Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IMUNIZAÇÃO

Santa Cruz recebe primeiras doses da vacina pneumocócica 20-valente

Foto: Rafael Nascimento/MS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que Santa Cruz do Sul já recebeu as primeiras doses da vacina pneumocócica 20-valente (VPC20), que passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, o município recebeu 180 doses, já distribuídas para todas as unidades de saúde. Apesar da quantidade reduzida neste primeiro envio, o Ministério da Saúde deverá encaminhar novos lotes para garantir o abastecimento da rotina.

A vacina é destinada às crianças que receberão as doses previstas aos 2 meses, 4 meses e 12 meses de idade. Neste momento, ocorre uma transição gradual entre os imunizantes já utilizados e a nova vacina, que substituirá, progressivamente, as vacinas pneumocócicas 10, 13 e 23-valente.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra o vírus sincicial respiratório reduz em 75,6% as internações de idosos

Publicidade

A VPC20 amplia a proteção contra sorotipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças como pneumonia, meningite e sepse, além de proporcionar uma resposta imunológica mais abrangente e duradoura. Crianças e demais pessoas com condições clínicas especiais continuam sendo atendidas conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 2 anos, público prioritário da vacinação de rotina, contribuindo para a redução de casos graves, internações e mortes causadas pela doença pneumocócica.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.