Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

PANDEMIA

Santa Cruz registra 3,1 mil casos de Covid-19 em três semanas

Foto: Lula Helfer

O avanço da pandemia segue produzindo números impressionantes em Santa Cruz do Sul. Nas últimas três semanas – entre os dias 3 e 21 de janeiro –, o município registrou 3.159 novos casos da Covid-19. A título de comparação, no mesmo período do ano passado esse número havia sido de 1.570 novos positivos. Apesar da disparada, as internações nos hospitais permanecem estáveis. Nessa sexta-feira, 21, houve a confirmação de mais um óbito, um homem de 87 anos.

Na virada do ano, o total de positivos para a doença era de 21.017 pessoas desde o início da pandemia. Contabilizando os dados do último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, esse número saltou para 24.278 infectados, um aumento de 15% em apenas 18 dias. O dado que realmente salta aos olhos é a quantidade de casos em isolamento domiciliar: de 58 em 3 de janeiro para 1.480 nessa sexta-feira, dia 21. O crescimento corresponde a 2.452%.

Os internados, por mais que o número ainda não seja alarmante, também tiveram alta expressiva de 180%, passando de cinco para 14. Na quinta-feira, quando houve o pico do período, eram 18 pessoas em tratamento hospitalar. Na mesma esteira, os casos suspeitos – aqueles que aguardam o resultado da coleta encaminhada ao laboratório – saltaram de 347 para 1.676 – 383% a mais.

LEIA TAMBÉM: Saúde autoriza Coronavac para crianças e jovens de 6 a 17 anos

Em recente entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, a secretária da Saúde, Daniela Dumke, afirmou que o cenário do ano passado só não está se repetindo devido à eficácia das vacinas em prevenir quadros graves da doença. Para se ter uma ideia, no mesmo período de 2021 Santa Cruz registrou 17 mortes em decorrência da Covid-19, ante dois neste ano. Daniela ressaltou que a situação está sob controle e não há planos de retomar as restrições, mas os números já preocupam.

Nessa semana o Gabinete de Crise, no âmbito do Sistema 3As de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, emitiu Alertas para 12 regiões Covid. Com isso, as associações de municípios tiveram de apresentar planos com ações para combater a disseminação do vírus. O Vale do Rio Pardo (R28) não estava entre elas, mas a rápida escalada dos indicadores sugere que a situação pode mudar. E indica que todo cuidado é pouco.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.