Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRADICIONALISMO

Santa Cruz terá mais uma edição do Dia do Churrasco & Chimarrão na Praça da Bandeira

Foto: Elemir Polese

O cheirinho de churrasco no ar, a roda de chimarrão se formando e a praça cheia de vida: é nesse clima que Santa Cruz do Sul se prepara para mais uma edição do Dia do Churrasco & Chimarrão. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), promete transformar a Praça da Bandeira em um grande ponto de encontro no domingo, 26.

Celebrando o Dia do Churrasco, lembrado anualmente em 24 de abril, o evento convida toda a comunidade a viver um domingo diferente. A proposta é simples: cada um pode trazer sua churrasqueira, sua carne e o inseparável chimarrão para compartilhar com amigos, familiares e até com quem chegar depois. 

LEIA TAMBÉM: Festival reforça relevância do segmento de cerveja artesanal

Publicidade

Ao meio-dia, a trilha sonora ficará por conta de Nicholas Oliveira e Grupo, com a música tradicionalista que embala gerações. E para completar a experiência, o público também poderá aproveitar opções de artesanato local e cervejarias, valorizando talentos e sabores da região.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Douglas Albers, a escolha da data foi pensada justamente para ampliar a participação do público. “Como neste ano o Dia do Churrasco cai em uma sexta-feira, a decisão foi levar a comemoração para o domingo, permitindo que mais pessoas possam prestigiar e aproveitar o evento com tranquilidade”, disse.

LEIA TAMBÉM: Torneio de golfe da Apae une esporte e solidariedade

Publicidade

A celebração tem ainda um significado especial: por lei, o churrasco foi instituído como prato típico e o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande do Sul — dois elementos que traduzem, mais do que um hábito, um jeito de viver. “Durante a Semana Farroupilha de 2025, a comunidade pediu que tivéssemos mais atividades ao longo do ano na praça da prefeitura, valorizando as tradições gaúchas, por isso a ideia é justamente essa, ocupar os espaços públicos com cultura, identidade e pertencimento”, destacou Douglas.

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.