Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Futsal

Santa Cruz/Unisc e AAGF decidem título da Taça Farroupilha Região Central

Santa Cruz/Unisc precisa vencer para reverter derrota da ida em Agudo | Foto: Silas Rehbein

Por William Thiel
william@rdgazeta.com.br

Há pouco mais de dois anos, um novo projeto de futsal era lançado em Santa Cruz do Sul. Com a presidência de Paulo César Bauer, foi fundado o Santa Cruz Futsal, com a intenção de manter forte a paixão santa-cruzense pelo esporte da bola pesada. Nesta quarta-feira, 22, a equipe busca o primeiro título de sua história diante da AAGF, de Agudo. Como perdeu o jogo de ida por 6 a 1, o Leão do Vale precisa vencer no tempo normal para levar a decisão da Taça Farroupilha Região Central aos pênaltis. O adversário joga pelo empate. O duelo vai começar às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo do Parque de Eventos de Vera Cruz, devido à troca do piso no Arnão, em Santa Cruz do Sul.

Atual segundo secretário da equipe santa-cruzense, Bauer lembra com orgulho da fundação do projeto, em março de 2020. “Vivemos um momento especial. Sempre buscávamos, quando iniciamos o projeto, poder chegar em grandes finais destacando os nossos atletas locais. Tenho confiança no nosso grupo, sabemos da nossa qualidade, podemos fazer um grande jogo e trazer esse título para a comunidade”, comentou Bauer. O ex-presidente fez questão de destacar o início promissor do Santa Cruz Futsal. “Sempre visamos os grandes títulos, mas sabendo de toda a dificuldade, não esperávamos chegar em uma de-cisão tão cedo. Devido ao trabalho desenvolvido por jogadores, dirigentes e comissão técnica, chegamos nesse momento com muita competência e vontade de vencer para qualificar ainda mais o projeto”, finalizou.

O presidente do clube, Christiano Teixeira Figueira, avaliou de forma positiva a semana de atividades. “Vem sendo um de-safio grande pra nós. Estamos ansiosos e também preparados para esse grande jogo. O trabalho está sendo executado de maneira correta e iremos contar com reforços importantes para a final. Temos totais condições de reverter o placar”, disse. Ele lamentou a queda de rendimento na etapa final em Agudo. “Estávamos dominando o jogo no primeiro tempo e sofremos um apagão, o que permitiu a re-ação do time da casa. A ausência de alguns atletas também nos prejudicou. Porém, estaremos com o grupo completo no jogo da volta e temos tudo para fazer uma grande partida”, reiterou Figueira.

Jogadores vivem expectativa de entrar para a história

Líder do grupo A na fase classificatória, o Santa Cruz/Unisc eliminou o São José de Cachoeira do Sul na fase semifinal com du-as vitórias. Dono do melhor ataque da competição com 30 gols assinalados, o Leão do Vale contará com reforços na parte ofensiva no duelo desta noite. Além de Tatah, artilheiro da competição com dez gols, os pivôs Jean Gaúcho e Renato Júnior estarão à disposição de Cleber Pereira. O Leão do Vale vem de cinco jogos sem vitórias e precisa quebrar es-se tabu para ser campeão. A mais recente partida da equipe foi diante da ANPF, em que o Leão buscou um empate por 7 a 7, após estar perdendo por 6 a 2 na segunda etapa.

Renato Júnior, o Rato, de 35 anos, irá estrear com a camisa do Santa Cruz Futsal. Ele atuou em Brasília no último domingo e chega hoje para reforçar o Leão do Vale. Rato comentou que vem acompanhando a trajetória da equipe na Taça Farroupilha. “Por não ter participado dos outros jogos, sempre acompanho as partidas da equipe e toda a cobrança que vem tendo. Vejo que o pessoal está muito focado. Chego para ajudar o time a conquistar o título inédito.” Sobre o atual momento de sua carreira, o pivô revelou que vem cuidando a forma física de maneira individual. Ele destaca ainda a sua característica na quadra: “Venho atuando em jogos com o Grupo Santos e consigo manter o ritmo de jogo. Sou um pivô de referência com uma certa qualidade de passe, podendo ar-mar algumas jogadas, buscando sempre um bom posicionamento para marcar gols.”

O experiente fixo Graxa, capitão da equipe, vive a expectativa pela conquista do caneco. “Sei o quanto buscamos esse título inédito para o futsal santa-cruzense”, ressaltou. Graxa comentou sobre o trabalho pré-jogo. “Temos a noção do que precisamos fazer e estamos trabalhando a mentalidade dos atletas, treinando pênaltis e entrosando diferentes jogadas. Contaremos com reforços que serão fundamentais e iremos fazer de tudo para conquistar a vitória e, consequentemente, o título da Taça Farroupilha”, salientou Graxa.

Elenco do Santa Cruz/Unisc está empenhado em conquistar o título
Foto: William Thiel

Com necessidade da vitória, equipe treinou tiros livres

Prata da casa, cria do futsal santa-cruzense, o goleiro Alemão será peça importante, pois o Santa Cruz provocará a cobrança de penalidades máximas se vencer no tempo normal. O goleiro revela fortes treinamentos de tiros livres. “Desde o início realizamos treinamentos de pênalti, mas intensificamos nos últimos dias. Estou preparado tecnicamente e mentalmente para a disputa. É um prazer imenso disputar uma decisão de campeonato no time da minha cidade com grandes jogadores, a maioria pra-tas da casa, assim como eu” comentou Alemão.

Já o técnico Cleber Pereira comemorou o fato de a equipe conseguir treinar após mais de 40 dias sem atividades. “Estamos motivados. Conseguimos trabalhar forte após mais de 40 dias visando essa grande final. Devemos ter uma nova postura dentro de quadra, pois o grupo está muito focado. Viemos de cinco jogos sem vitória, mas conseguimos mobilizar todo o grupo para buscar o título.”

LEIA MAIS: AAGF retoma projeto de futsal após 18 anos

O comandante do Leão projeta o time com algumas estratégias diferentes para o duelo decisivo. “A ideia é estar muito bem defensivamente e aproveitar o contra-ataque. Lá em Agudo, tivemos o controle da partida no início, mas acabamos sofrendo o revés. Devido às dimensões da quadra em Vera Cruz, devemos começar a partida marcando na segunda linha e pressionando o adversário’’ frisou.

Além de Jean Gaúcho e Renato Júnior, o ala Daniel Feitosa irá reforçar a equipe, após se recuperar de uma lesão na coxa. O campeão garante vaga na Super Taça Farroupilha, que reuni-rá os campeões das demais regiões do Estado.

Quer receber as principais notícias de Santa ruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.