Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Futsal

Santa Cruz/Unisc joga em Guaíba neste sábado

Foto: Rodrigo Assmann

Santa Cruz/Unisc volta a jogar neste sábado em Guaíba

Por William Thiel
[email protected]

Enquanto aguarda o julgamento envolvendo a final da Taça Farroupilha – Região Central, o Santa Cruz Futsal/Unisc vai a Guaíba neste sábado, 25, enfrentar o Peñarol, pela 5ª rodada do Gauchão Série B. A partida está marcada para às 20 horas no Ginásio Coelhão. O Leão do Vale, lanterna do grupo B, conquistou apenas um ponto na competição e pode deixar a última colocação da chave caso vença o Peñarol. Uma baixa confirmada é o fixo William do Carmo, que teve uma ruptura diagnosticada no ligamento posterior do joelho direito. Com a lesão, o fixo deve ser desfalque nos próximos dois meses. Outro desfalque confirmado por lesão é o camisa 10 Thiago Leal, que para por uma semana devido à uma lesão na panturrilha. Já o goleiro Alemão e o pivô Tatah cumprirão suspensão automática após a expulsão no jogo da última quarta-feira, diante da AAGF.

Cotado para a partida, o pivô Rato retornou para Ibirama (SC) e não estará à disposição para o confronto em Guaíba. Um treino na noite desta sexta-feira fecha a preparação da equipe santa-cruzense, que encara uma sequência de 6 jogos sem vitória. O time titular deve ter o goleiro Gustavo, o fixo Graxa, os alas Max e Tordilho e o pivô Jean Gaúcho. A saída da delegação do Santa Cruz/Unisc para Guaíba será às 16h30, no Ginásio Poliesportivo Arnão. O Peñarol, adversário deste sábado, se sagrou campeão da Taça Farroupilha/Região Metropolitana 2022, quando bateu o União Parobé na grande final, realizada no dia 21 de maio. Já no Gauchão Série B, o em 3 jogos a equipe guaibense totaliza uma vitória e duas derrotas. O Peñarol ocupa a 5ª colocação na tabela do grupo B e vem de derrota para o River Futsal em Caxias do Sul, no último dia 18. No complemento da 5ª rodada do grupo, se enfrentarão neste sábado Verona e River, em Vera Cruz, e ANPF x Nadas Branco, em Nova Petrópolis. As partidas tem início marcado para às 20 horas.

Santa Cruz Futsal e Liga Gaúcha se manifestam de forma oficial sobre incidentes na final da Taça Farroupilha

A final da Taça Farroupilha – Região Central 2022 será decidida no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Liga Gaúcha de Futsal, organizadora da competição. Na última quarta-feira, torcedores de ambas as equipes se envolveram em uma confusão generalizada no Ginásio Poliesportivo do Parque de Eventos de Vera Cruz, que culminou no término da partida por parte do árbitro Marcel Chagas da Silva, quando faltavam pouco mais de 5 minutos para o término do jogo. Em nota oficial, a Liga Gaúcha se manifestou lamentando as ocorrências registradas na partida, informando ainda que um dos representantes da Liga, Leandro Tonhi, foi agredido durante a confusão e sofreu ferimentos leves. Segundo o posicionamento oficial da Liga Gaúcha, o TJD “irá averiguar os fatos ocorridos na partida, por meio dos relatos da arbitragem, bem como das filmagens” sublinhando ainda que ”toda partida interrompida por falta de segurança, obrigatoriamente precisa ser julgada”.

O julgamento do caso vai ocorrer em data a ser confirmada pela Liga Gaúcha e divulgada através do Edital de Citação e Intimição, publicado no site oficial da liga. Nesta sexta-feira, o Santa Cruz Futsal lançou um comunicado oficial, repudiando os atos de violência ocorridos na partida. A equipe santa-cruzense ainda admitiu reconhecer ”erros dentro ou fora de quadra”, pedindo desculpas a apoiadores, torcedores e profissionais presentes no local. Segundo a nota, o Santa Cruz Futsal também lamenta a “falta de respeito de alguns torcedores da AAGF, que tentavam tumultuar os jogadores, atrapalhando a realização do espetáculo e ocasionando grande tensão e paralisação na partida”. A nota ainda confirma que a equipe jurídica tentará, junto ao julgamento, a realização do término do jogo, que foi encerrado com 5 minutos e 13 segundos restantes.

Confusão em Vera Cruz será julgada pelo TJD
Foto: Rodrigo Assmann

Por parte da Associação Agudense de Futsal, o presidente Sandro Luiz Bertulini concedeu entrevista ao programa Radar, da Rádio Gazeta FM 107,9. Na opinião de Sandro, a arbitragem agiu de forma equivocada: “Acho que a arbitragem poderia ter tomado outro rumo na decisão. Poderiam ter solicitado policiamento. Geralmente quando acontece uma situação assim, é reforçado o policiamento. Não entendi por que não fizeram isso”. O presidente da equipe agudense fez questão de destacar que a AAGF não pode ser responsabiliza pelos incidentes: “A gente fez o nosso papel dentro de quadra, nos dois jogos, e é isso o que importa. A instituição AAGF não tem culpa alguma sobre isso”, se referindo ao ocorrido em Vera Cruz. Neste sábado, pelo Gauchão Série C, a AAGF recebe o Rabelo, de Alvorada, no Ginásio Municipal de Agudo.

Confira a nota divulgada pela FGFS

A Liga Gaúcha de Futsal lamenta as ocorrências registradas na final da Taça Farroupilha – Região Central 2022, disputada na noite do dia 22.06.2022, no município de Vera Cruz, entre Santa Cruz Futsal e AAGF.
A briga generalizada entre os adeptos das duas agremiações registrou pessoas feridas, dentre elas, o Representante de Quadra Leandro Tonhi, o qual foi amparado tendo sofrido apenas ferimentos leves. Abre-se um parênteses para ressaltar que a LGF seguirá voltando todos os seus esforços na luta incondicional contra a violência no Futsal e na sociedade.

Após arrefecida a contenda, o árbitro principal da partida, Marcel Silva, interrompeu o jogo por falta de segurança, quando o cronômetro marcava 5 minutos e 17 segundos para o término e o placar era de Santa Cruz Futsal 0 x 3 AAGF, considerando, ainda, que a partida de ida registrou o placar de AAGF 6 x 1 Santa Cruz Futsal. Ressalva-se que, desde o fato ocorrido, a entidade já preparou-se para intensificar o direcionamento dos episódios aos órgãos competentes, repudiando decorrências como tal e entendendo a contundência necessária que o caso exige.

Portanto, informa-se que o Tribunal de Justiça Desportiva – TJD irá averiguar os fatos ocorridos na referida partida – por meio dos relatos da arbitragem, bem como das filmagens – para tratar das respectivas sanções e possíveis direcionamentos ao desfecho do confronto, o qual define o campeão da competição supracitada. Informa-se que a decisão vai à Tribunal pois toda partida interrompida pela arbitragem por motivos de falta de segurança, obrigatoriamente precisa ser julgada, sobretudo, tratando-se de uma final. O Julgamento do caso ocorrerá em data a ser confirmada e divulgada através do Edital de Citação e Intimação, publicado no site da LGF. A Executiva da Liga Gaúcha anseia por decisões e sanções exemplares para que possamos, paulatinamente, extirpar a violência do nosso convívio, o qual deverá sempre ser um ambiente acolhedor, inclusivo, onde o respeito e a empatia prevaleçam, pois isso é o esporte em sua essência.

Confira a nota divulgada pelo Santa Cruz/Unisc

A diretoria da equipe Santa Cruz Futsal repudia qualquer ato de violência praticado por jogadores e/ou torcedores. Lamentamos o fato que ocorreu na última quarta-feira (22 de junho) em Vera Cruz, quando uma confusão generalizada entre torcedores interrompeu a nossa partida diante da equipe AAGF, pela final da Taça Farroupilha – Região Central. Temos total conhecimento dos nossos erros, sejam eles dentro ou fora de quadra, e desde já pedimos sinceras desculpas aos nossos apoiadores, torcedores e profissionais que se faziam presentes no Ginásio Poliesportivo em Vera Cruz. Lamentamos também a falta de respeito de alguns torcedores da Associação Agudense de Futsal, que desde o início do jogo tentavam tumultuar os nossos jogadores, atrapalhando assim a realização do espetáculo e ocasionando uma confusão desnecessária, gerando grande tensão e paralisação na partida. Diante disso, o jogo foi retomado pelo árbitro Marcel Chagas da Silva e na segunda etapa, após um lance de jogo na quadra, alguns integrantes da torcida agudense tentaram se envolver na discussão entre os jogadores, causando assim uma nova confusão, desta vez generalizada com demais torcedores presentes. Nosso agradecimento à equipe de segurança do evento, membros da diretoria e também jogadores, que foram incansáveis no momento da confusão, prezando pela proteção dos demais presentes no local.

O Santa Cruz Futsal está à disposição para contribuir com o julgamento junto a Liga Gaúcha, organizadora da Taça Farroupilha. Reforçamos o nosso repúdio aos atos de violência, agradecendo a prefeitura do município de Vera Cruz por ceder o Ginásio Poliesportivo para a realização da partida. Informamos ainda que a nossa equipe jurídica estará atenta ao julgamento, buscando a realização do término da partida, que foi interrompida com 5 minutos e 13 segundos restantes de jogo. Agradecemos a compreensão de todos e seguiremos em busca dos nossos objetivos para a temporada.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.